A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigação Criminal de Criciúma e do NOC/COPC, realizou nesta terça-feira o cumprimento de diversos mandados de busca e apreensão em residências localizadas nos bairros São Defende, Rio Maina e Vila Macarini, em Criciúma, e no distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza.
As medidas cautelares fazem parte de investigações que visam combater o comércio ilegal de armas de fogo no município, crime previsto no artigo 17 da Lei nº 10.826/03. Os policiais civis investigam há meses as condutas criminosas atribuídas ao grupo
Os alvos são supostos CACs que, segundo a Polícia Civil, utilizavam indevidamente suas autorizações para praticar crimes como empréstimo, venda, conserto e fornecimento ilegal de armas e munições. Um dos investigados já era conhecido da corporação por ter, em 2022, utilizado seu arsenal para ameaçar gravemente um parlamentar de Forquilhinha, exigindo que o vereador não exercesse seu direito de voto sob pena de ter sua família executada.
Durante as buscas desta terça-feira, foram apreendidas armas de calibres restritos — incluindo dois fuzis 5,56×45mm (NATO) — além de insumos, munições, armamentos registrados e ilegais, e também drogas proscritas.
Um dos investigados foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Santa Augusta. As investigações seguem no âmbito do inquérito policial.



Túlio Magalhães Falcão
Delegado de Polícia



















