Com as mãos, de olhos vendados ou mesmo com os pés. Os competidores do 3º Campeonato Oficial de Cubo Mágico – Criciúma Open 2018, realizado neste fim de semana no Nações Shopping, deram um show à parte e mostraram que resolver o “quebra-cabeça” requer muito mais que concentração e técnica. “Quando monto o cubo estou sempre me desafiando e isso é muito interessante. Já consegui resolver em 11 segundos e busco melhorar meu tempo”, destacou Fernando Cruz Furlan, 18 anos, que veio de Balneário Camboriú para participar do campeonato.
De acordo com a organizadora, Ana Lúcia Pinto, foram mais de 100 inscritos em 11 modalidades com participações de Itapema, Balneário Camboriú, Chapecó, e até do Acre, além da região sul. “O campeonato cresceu bastante em comparação com o ano passado quando havíamos recebido apenas três inscrições para resolver de olhos vendados. Esse ano foram 18 nesta modalidade. Além disso, há o clima de união, acolhimento, troca de experiências e dicas, vínculos e novas amizades. Estamos muito felizes com a participação de todos”, destacou.
Foi na escola Jorge da Cunha Carneiro, no bairro Próspera, que Letícia Vociekoski, 12 anos, encontrou incentivo para melhorar suas técnicas. Com a ajuda do professor Bruno Cesar Garcia, o projeto cresceu na escola e ganhou ainda mais adeptos. “Estamos sempre treinando e nos ajudando e isso motiva bastante”, avalia a estudante. Para Bruno, que atualmente é voluntário no projeto de Cubo Mágico, a evolução dos alunos é visível. “Nossa escola sempre se destaca nos campeonatos e muitos alunos melhoram em diversos aspectos, na concentração, lógica, nas matérias e principalmente, no comportamento”, explica.
O evento teve o apoio do 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Criciúma, e contou com a presença de três recordistas brasileiros: Diego Menegheti, de Porto Alegre(RS) é o primeiro colocado na modalidade olhos vendados, Davi de Andrade Iácono, de Fortaleza (CE), na modalidade Skewb e Key Yu Wan, de Curitiba (PR), na modalidade 2×2. Os delegados designados pela Associação Mundial de Cubo Mágico (WCA) serão Rafael Cinoto (Fortaleza/CE) e Murillo Otero (Gravataí/RS).
Colaboração: Tatiani Longo/Primeira Via Comunicação