quarta-feira, 8 janeiro, 2025
Ultimas noticias

Oficina aborda conservação de livros e documentos

A troca de conhecimentos foi ampliada na Biblioteca Municipal Cruz e Souza, no Centro de Içara, nessa terça-feira, em oficina que abordou a conservação e restauração de livros e outros documentos. As orientações foram repassadas pela especialista Selma Leepkaln Dassi, do Centro de Memória e Documentação da Unesc, de Criciúma.

Entre as pessoas que participaram do evento esteve o escritor Gesiel Gonçalves, integrante da Academia Içarense de Letras e Artes (AILA). Formado em História, ele ressaltou a importância desse tipo de abordagem.

“A gente tem que buscar preservar os livros, porque há muitos que ficam com mofo, que acabam estragando exatamente pela falta de cuidado necessário. Aprendemos a restaurar os livros e organizá-los”, conta.

A ideia é que a partir de agora oficinas de conscientização sejam formadas no município, voltadas ao público em geral. “A nossa preocupação é como está a história e como vai ficar a história daqui para frente. Este é o ponto principal do nosso trabalho, sobre o qual buscamos trabalhar fortemente”, coloca Selma.

A especialista enfatiza que hoje há, em casas, empresas ou órgãos públicos, a degradação de documentos. “Na maioria das vezes, não é porque a pessoa quer degradar, mas porque falta o conhecimento básico para deixar o acervo preservado”, afirma.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis