quinta-feira, 26 março, 2026
Ultimas noticias

Observatório Social apresenta inconformidades em obras de Içara

Os primeiros resultados do Observatório Social do Brasil em Içara já são perceptíveis. Dentre oito obras visitadas de maio até agosto, seis tiveram inconformidades encontradas. Em pelo menos uma delas, as correções já foram integralmente realizadas. Além disso, a entidade acompanhou 61 licitações do Poder Público e efetuou um estudo sobre as despesas do Poder Legislativo. A apresentação do primeiro relatório ocorreu nesta quinta-feira, dia 20.

“O trabalho apenas começou. Em quatro meses de trabalho obtivemos resultados muito positivos. Mas sabemos que temos muitos desafios pela frente e contamos com a participação da comunidade para a observação social. A demanda só tende a crescer. A necessidade de voluntários também. Estamos abertos a novos participantes, apartidários, que tenham interesse em contribuir”, afirma o presidente José Renato Brígido.

Situação das obras visitadas

  • Centro de Educação Infantil Alegria do Saber: sem inconformidades aparentes.
  • UTI do Hospital São Donato: sem inconformidades aparentes.
  • Centro de Especialidades Odontológicas do Jardim Elizabete: piso de cor, dimensão e característica de retificação estavam em desacordo com o memorial descritivo e foram substituídos pelos modelos definidos em contrato.
  • Nova sede do Corpo de Bombeiros: instalações provisórias – como tapumes e placa de identificação – estavam em desacordo com as normas e foram corrigidas. Além disso, houve a sugestão já acatada de impermeabilização total da fundação. O OSBI aguarda agora a resposta sobre a falta de encunhamento nas paredes.
  • Unidade Básica de Saúde de Boa Vista: placa de identificação dos reparos não foi encontrada. No canteiro de obras foram encontrados espaços perigosos sem proteção. Além disso, a lixeira foi construída com tijolos cerâmicos, o que contraria o memorial descritivo, que pede bloco de concreto. Segundo o Município, todas as inconformidades foram resolvidas. No caso dos tijolos, os valores da diferença serão suprimidos. O OSBI vai acompanhar o contrato.
  • CEI Chapeuzinho Vermelho: ampliação da unidade apresenta infiltração na sala de aula e em algumas paredes, falta de caimento do peitoril e pingadeira. O Município já foi oficiado e o OSBI vai acompanhar a reparação da obra, atualmente, dentro do prazo de garantia de cinco anos.
  • Pavimentação da Rua Donna Agripina e Linha Três Ribeirões: a pavimentação apresenta falhas construtivas, como empoçamento de água, faltam bueiros que constavam no projeto, calhas triangulares e há fissuras na capa asfáltica. As inconformidades já foram apresentadas ao Município, mas ainda não houve manifestação.

 

Colaboração: Lucas Lemos/Inoova Comunicação

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis