domingo, 30 março, 2025
Ultimas noticias

Obrigatoriedade do treinamento sobre “Manobra de Heimlich” é aprovada

A Câmara Municipal de Içara aprovou nesta segunda-feira (06), o projeto de lei que obriga os hospitais e maternidades do município a ministrarem cursos e orientações sobre a “Manobra de Heimlich”, aos pais ou responsáveis de recém-nascidos.  As orientações e treinamentos de primeiros socorros para situações de engasgamento serão ministrados durante o pré-natal, ou antes, da alta hospitalar do bebê, por uma equipe médica/técnica do hospital ou maternidade, se ministrado antes da alta do recém-nascido, ou Unidade Básica de Saúde, caso ministrado no pré-natal.

A adesão ao curso será facultativa aos pais ou responsáveis, que devem assinar um termo em caso de rejeição. Os hospitais e maternidades deverão dar ampla publicidade da Lei. Conforme texto do projeto, a Lei entra em vigor 60 dias após a sua publicação.

Para o autor do projeto de lei vereador Gelson Possamai (PP), a “Manobra de Heimlich” é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência que salva muitas vidas. “Não é de conhecimento de todos essa técnica, e na situação emergencial de engasgamento, na tentativa de salvar o neonato acabam por fazer manobras arriscadas ou tardias, podendo ocasionar o óbito do recém-nascido. O procedimento executado a tempo, com as técnicas corretas, pode evitar a morte”, explicou Possamai.

Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis