Iniciadas em março deste ano, as obras de conurbação entre Criciúma e Içara, na região do bairro Presidente Vargas, serão entregues oficialmente nesta sexta-feira, dia 15, em solenidade marcada para as 14 horas. O pacote de intervenções, orçado em R$ 3,8 milhões, foi executado pela prefeitura içarense, com recursos do Governo do Estado.
O conjunto de serviços que visam melhorar a mobilidade urbana no limite entre as duas cidades foi dividido em cinco lotes. Um deles, envolve a pavimentação asfáltica da Linha três Ribeirões, numa extensão de aproximadamente 1,2 mil metros, metade em cada município.
Outro engloba o asfaltamento da rua Agripina de Freitas, entre a Linha Três Ribeirões até a avenida Jorge Elias De Luca, um trecho de cerca de 870 metros. Houve, ainda, a construção de uma rotatória, uma nova entrada no bairro Presidente Vargas, ligando à SC-445 e o Anel Viário e também possibilitando o trajeto até o Loteamento Planalto sem passar pela Diomício Freitas.
Mas o maior impacto ocorreu no encontro da SC-445 com a avenida Jorge Elias De Luca. O trevo que havia no local foi retirado, dando lugar a uma passagem inferior, no sentido Criciúma-Içara, além do alargamento das pistas de entrada e saída da avenida.
“Está tudo pronto. Das cinco obras, apenas uma não foi concluída. Na Linha Três Ribeirões, um trecho de 150 metros continua sem pavimentação. Mas tão logo a Via Rápida seja liberada, será executada”, garante o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Içara, Arnaldo Lodetti Junior.
Segundo ele, a partir da entrega, o tráfego volta ao normal no trecho, com o trânsito fluindo já no novo modelo. “A execução das obras demorou um pouco mais do que esperávamos, mas o importante é que foi terminado e com certeza teremos um trânsito muito melhor naquela região”, afirma Lodetti.
“Esse conjunto de obras facilita a ligação entre Içara e Criciúma e também possibilita melhor mobilidade no Presidente Vargas, o maior bairro da nossa cidade, além de proporcionar mais segurança no trânsito”, avalia o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.
Especial Jornal Gazeta