O crescimento do uso das redes sociais é uma situação que já vem de alguns anos e a tendência é ampliar ainda mais. Mas um fator importante, principalmente para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho, é que as empresas também estão cada vez mais acompanhando a atuação nessas plataformas dos candidatos aos postos de trabalho.
“Hoje, na hora de contratar um funcionário, as empresas prestam muito atenção nas redes sociais, como Facebook, Instagram, entre outros”, coloca o secretário executivo da Associação Empresarial de Içara (ACII), Deinyffer Marangoni.
Ele utiliza como exemplo a presença de possíveis funcionários em grupos de emprego no Facebook, algo que tem se tornado comum na busca por uma vaga e na divulgação. “Tem muita gente que vai lá nos comentários da postagem de uma empresa e fica criticando, xingando, porque não dão respostas, porque não contratam. Criam situações que lhe tiram qualquer possibilidade de contratação”, lembra.
“E após a contratação, a análise das redes sociais segue ocorrendo, mas mais por uma questão de precaução, porque nas redes sociais as pessoas geralmente costumam ter o mesmo comportamento antes de conseguir a vaga e depois de conquistá-la”, ressalta o secretário executivo.
“Foto de perfil, por exemplo, se você está com bebida, se está fumando, tudo isso afasta as chances. Todo mundo vai para festa, todo mundo se diverte, mas esta é uma situação que as empresas observam que não precisa ficar colocando em foto de perfil. Outra situação: se nas postagens há erros gravíssimos de língua portuguesa, se há palavrões, e até mesmo se ela tem um lado partidário e fica demonstrando é algo negativo”, finaliza.
Especial Jornal Gazeta