Vereador de primeiro mandato, o professor de Educação Física Flávio Felisberto buscará a reeleição. Em entrevista exclusiva ao Portal Içara News ele confirmou sua pré-candidatura, destacou o trabalho legislativo e avaliou o atual momento da cidade. Segundo ele: “O MDB faz muito bem para Içara”.
Você é pré-candidato a reeleição?
Todo vereador deveria ter uma segunda chance para finalizar o que ele projeta para a cidade. Os primeiros quatro anos são de aprendizado. Eu acredito que posso acrescentar muito mais. A alternância é saudável, por isso creio que dois mandatos são suficientes para um vereador. Conto com um grupo muito trabalhador e eficiente que me motivam muito a seguir na Câmara.
Quais foram as principais ações do seu mandato?
Como um profissional do esporte, incentivei a criação da Associação Desportiva de Içara que deu legitimidade as modalidades de xadrez e karatê, proporcionando a busca por recursos na iniciativa privada para custear os treinamentos, viagens e competições. Fui autor do projeto de lei para confecção da Carteira de Identificação do Autista (CIA) que garante o atendimento preferencial, além de evitar o constrangimento e o desgaste psicológico, haja visto que é um transtorno difícil de ser identificada por terceiros.
Através do deputado federal Ronaldo Benedet (MDB) viabilizamos R$ 350 mil para pavimentação de duas ruas, uma no Barracão e outra no bairro Raichaski. Realizamos também a indicação para reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Presidente Vargas que irá agora para o processo de licitação. No mesmo bairro indicamos o recapeamento asfáltico de uma rua que já foi concluída. Nós trabalhamos muito e estivemos sempre presentes em todas as demandas do município.
Quais os pontos positivos e negativos na Câmara?
No Legislativo existem vereadores que não enxergavam as transformações na cidade e começaram a ver. Por outro lado, uns viam as realizações e de uma hora para outra deixaram de enxergar. Isso é bastante interessante. Mas nos momentos em que a cidade precisou dos vereadores, eles estiveram juntos. Seja na busca por maior efetivo policial, na luta pelo novo quartel dos Bombeiros ou na abertura da UTI do São Donato. Foi bonito participar destes momentos de união.
A votação do empréstimo gerou debates mais acalorados. Como foi?
Que bom se todos os municípios tivessem esta capacidade de endividamento que Içara tem. É algo totalmente legal, autorizado pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Ministério Público. Tudo certinho. Eu não vejo porque não garantir estes recursos. Eu votei convicto de que fiz a melhor escolha para cidade. O próximo prefeito terá um orçamento de R$ 1 bilhão.
Qual sua avaliação do Esporte em Içara?
Içara hoje conta com atletas de nível mundial no karatê e no xadrez. É bacana ver empresas apoiando estas modalidades e possibilitando que os atletas sigam na busca por seus objetivos no esporte. O Município deve continuar intensificando os projetos sociais e neles identificar as crianças e jovens com potencial e incentivar, oportunizando um treinamento de rendimento. Por isso, é fundamental a revitalização do Módulo Esportivo. Nós contamos com um bom material humano, mas a estrutura física é precária.
E os esportes coletivos, como futebol e voleibol?
Nós tivemos uma equipe de voleibol adulto, campeã brasileira universitária. Mas faltou um pouco mais de apoio do poder público e também incentivo da iniciativa privada. Sobre o futebol, Içara é completamente apaixonada por este esporte. Exemplo disso é o Criciúma Esporte Clube. Nós sofremos muitas vezes mais que muitos criciumenses. Já tivemos times fortíssimos no futebol como o Caiçara que já foi campeão da Larm. Com os investimentos feitos pelas equipes no Campeonato Içarense nós montaríamos uma máquina para disputar campeonatos regionais, pois não dá para esperar sempre pelo poder público.
Algo que eu acho muito errado no futebol em Içara é a Fundação Municipal de Esportes organizar o Campeonato Içarense. Isso deve ser feito por uma liga. A fundação deve dar apoio, mas não organizar a competição. Alguém que tenha bom trâmite dentro do futebol e que trabalhe, deveria montar este projeto. A partir disso, seria possível montar um time da cidade, com gestão, e daí sim buscar investimentos.
O MDB conta com dois pré-candidatos a prefeito. Como o partido está encaminhando esta situação?
O MDB é muito forte, principalmente em Içara. A militância é aguerrida e na hora da eleição veste a camisa e faz a diferença. Nossos pré-candidatos exerceram funções diferentes, o Sandro como vice-prefeito esteve muito próximo ao Murialdo, o que oportunizou uma boa bagagem como gestor. Já o Arnaldo tem uma história política muito forte e participou ativamente de tudo que está acontecendo em Içara, pois era o secretário de Planejamento.
O MDB faz muito bem para Içara. Em todos os setores tivemos um avanço muito grande nestes 12 anos de governo, por isso, eu acredito muito no projeto de continuidade. O melhor desta disputa é que independente do nome que será escolhido, o partido estará unido e fortalecido.
Qual sua avaliação geral do Governo do Município?
A formação profissional do Murialdo ajudou muito no sucesso da gestão. O fato de ele ser economista contribuiu muito para que pudesse continuar as realizações do prefeito Gentil da Luz, aplicando os recursos e buscando novos verbas para obras e projetos. A evolução é notória e observada por todos. Esta forma de gestão deu trabalho para os vereadores, pois foram muitas obras fiscalizadas. O crescimento de Içara é destaque na região e no Estado. Todos os indexadores do município são positivos.
Qual o maior desafio da próxima gestão?
A próxima gestão deve manter Içara como protagonista. O maior desafio será incentivar o empreendedorismo. Içara pode crescer ainda mais e para isso precisa arriscar. Nós estamos muito bem alicerçados. A base está pronta e agora é hora de ousar e fazer diferente. Contamos com um território extraordinário e os setores precisam acelerar o processo de evolução.
Quem é o agente público Flávio Felisberto?
Antes de entrar na vida pública eu construí uma história muita bonita na educação. Participei ativamente da vida de muitas pessoas como professor nestes 30 anos de trabalho e isso me orgulha muito. Hoje eu dou aula para os filhos dos meus alunos. Estive próximo de muitas famílias e conheci muita gente, mas tudo sem pretensão política. Isso nunca passou pela minha cabeça. Foi então que assumi a Fundação Municipal de Esportes comecei a colocar em prática tudo que eu acreditava. Os projetos sociais tiveram um destaque muito forte e ditaram o ritmo dos trabalhos.
Com o sucesso da gestão, surgiu o convite para ser candidato a vereador. Fiquei na terceira suplência em 2012 com 844 votos e em 2016 obtive êxito na eleição com 1381 sufrágios. Pretendo ser candidato novamente porque eu acredito que o meu ciclo na Câmara ainda não encerrou.
Redação Içara News