“O Hospital São Donato é o para-choque da BR-101”

Com a abertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o procedimento para recebimento de pacientes no Hospital São Donato, em Içara, ficou mais complexo. De acordo com o diretor administrativo, Julio César De Luca, há cada 15 minutos o pronto-socorro recebe pacientes encaminhados pela ambulância do Corpo de Bombeiros ou do Sistema de Atendimento Médico de Urgência (Samu). “Hoje nada chega à Criciúma sem antes passar por Içara. Nós precisamos garantir o primeiro atendimento ao paciente e caso seja necessário, encaminhar ele à Criciúma ou Florianópolis. O Hospital São Donato é o para-choque da BR-101”, ressalta Julio.

Pagamentos em atraso há quatro meses

Questionado sobre o atraso de quatro meses no pagamento de profissionais, Julio esclareceu. “Os médicos do pronto-socorro, da UTI e os profissionais da obstetrícia estão em dia, pois tem verba carimbada. Já a ortopedia, anestesia, pediatria e outros estão em atraso, pois são pagas com recursos do hospital. Vamos pagando conforme o fluxo de caixa vai permitindo”, pontua.

HSD tem R$ 6 milhões para receber

Segundo De Luca, muitos repasses por parte do Estado estão em atraso. “Hoje são mais de 6 milhões em verbas destinas ao hospital que ainda não chegaram. Não fabricamos dinheiro. O particular hoje representa apenas 3%, os outros 97% são recursos do Governo Federal, do Estado e do Município. Somos um hospital quase 100% SUS”, finaliza. O HSD possui 180 funcionários e uma folha de pagamento mensal de R$ 500 mil.

Redação Içara News            

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis