A tecnologia está tornando os serviços cada vez mais ágeis, no entanto, os equipamentos também são suscetíveis a falhas. E os problemas podem aparecer quando mais se precisa dos aparelhos, como os caixas eletrônicos, sejam aqueles instalados nas próprias agências bancárias ou em áreas externas. Mas o que fazer quando algo dá errado? O Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) de Içara traz algumas recomendações ao utilizar o autoatendimento.
Os caixas eletrônicos são bastante utilizados por pessoas que precisam fazer saques em dinheiro. Mas, algo que não ocorre com frequência, porém há registros, é o fato de os valores não saírem dos equipamentos, gerando incômodos. Além de ficar sem o dinheiro, mesmo não havendo a retirada de cédulas, pode haver interpretação do sistema para o desconto do valor na conta do cliente.
“Se isso acontece em um caixa instalado dentro de uma agência bancária e em horário de atendimento, o procedimento é chamar um atendente para que ele resolva o problema”, indica a coordenadora do Procon de Içara, Karoline Calegari. “Caso ele ocorra fora do horário de atendimento, é preciso ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Tenta-se resolver no momento, mas muitas vezes esta é uma situação que acaba ficando para o dia seguinte, por não haver funcionários no banco”, completa.
Segundo Karoline, a tendência é sempre que os bancos resolvam este tipo de situação. No entanto, se isso não ocorrer, o cliente deve procurar o Procon para que encontre uma alternativa. “Ele deve vir ao Procon com o protocolo de atendimento e todas as demais informações que possam auxiliar nesta questão. A partir de então, busca-se resolver via Procon”, coloca a coordenadora.
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