Uma empresa autogerenciável só é possível se for lucrativa. E, para isso, é fundamental oferecer qualidade, conhecimento do custo de cada produto/serviço, profissionais qualificados, transparência e também um time de vendas bem estruturado. Essas foram algumas das valiosas lições apresentadas por Cristiano Rabaiolli Moraes nesta quinta-feira, dia 17. O encontro promovido pela Associação Empresarial de Içara foi a primeira ação para a formalização do novo núcleo empreendedor da cidade.
Conforme Cristiano, ter os números da empresa nas mãos faz parte do sucesso da Imbraforte Blindados. O conhecimento adquirido com a experiência empresarial que teve em diversos setores, como preparador, pintor, soldador e motorista, também permitiram uma visão ampla, ao mesmo tempo aprofundada, da empresa. Aos 23 anos, ele assumiu a liderança da organização após o afastamento do pai devido a uma grave doença. A atuação – e dedicação – tornou-se fundamental para o crescimento contínuo deste então na lucratividade da empresa.
Cristiano é graduado em Direito, possui MBA em Gestão Empresarial e diversas especializações em áreas estratégicas como Planejamento, Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. Além disso, possui expertise em Língua Inglesa com foco em Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). Essa formação permitiu que ele desenvolvesse uma visão ampla sobre a gestão empresarial, destacando sempre a importância da inovação, qualidade e capacitação profissional para o sucesso de uma empresa.
“Os desafios empresariais são muito parecidos. Cristiano compartilhou sua experiência e motivou muitos outros empreendedores que fizeram parte do encontro. E esse é o nosso objetivo: criar um ambiente de associativismo multissetorial para o desenvolvimento das empresas com a troca de experiências, soluções conjuntas e a construção de oportunidades”, pontua a coordenadora do Núcleo, Daiana Bressan.
PROGRAMA EMPREENDER
O Núcleo Empreendedor de Içara faz parte do Programa Empreender, maior movimento de desenvolvimento empresarial do Brasil, com participação da Associação Empresarial de Içara, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e Sebrae/SC. A iniciativa promovida há mais de três décadas é baseada em metodologia alemã adaptada à realidade brasileira para estimular e facilitar o trabalho colaborativo. Em Içara, há núcleos também formados por mulheres e jovens empreendedores.