Novos radares já entram em operação em Criciúma

Ao todo, são 131 pistas fiscalizadas dentro do município em 50 pontos estratégicos 

 

Os novos equipamentos de radares eletrônicos de Criciúma entraram em operação no último sábado. Com o contrato antigo encerrado na sexta-feira, os novos radares, distribuídos em 50 pontos estratégicos da cidade, entraram em operação à 00h de sábado. Ao todo, são 131 pistas fiscalizadas dentro do município, mantendo o mesmo número de radares já existentes.

“Os novos radares eletrônicos começaram a operar desde a 00h deste sábado. O contrato antigo se encerrou na sexta-feira e o novo já entrou em ação. No total, são 131 pistas fiscalizadas dentro do município em 50 pontos de Criciúma. Os novos radares estão em processo de testes antes de entrar em operação”, destaca o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT), Gustavo Medeiros.

Uma das mudanças nos novos equipamentos é a tecnologia utilizada. Gustavo Medeiros explica que os radares agora funcionam com sinais infravermelhos, conhecidos como doppler, em contraste com os antigos laços indutivos instalados sob o asfalto. Esta mudança não apenas simplifica a manutenção, eliminando a necessidade de escavação e a intervenção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), mas também reduz os custos operacionais para a cidade.

“Os antigos equipamentos eram por laços indutivos que eram instalados embaixo do asfalto. Essa mudança será positiva, já que em caso de manutenção, não será necessário fazer um buraco no asfalto e acionar o Inmetro. Será necessária apenas a troca do equipamento de sinais infravermelhos. Isso diminuirá o custo para o município. É necessário salientar que essa tecnologia está homologada pelo Inmetro e trará uma série de benefícios para nossa operação de fiscalização de trânsito”, afirma Medeiros.

Além da mudança tecnológica, os novos modelos apresentam câmeras aprimoradas, prometendo capturar imagens mais nítidas e precisas dos veículos em movimento, garantindo uma melhor identificação de infrações.

Medeiros também ressalta que, por enquanto, os novos radares estão em fase de testes e não estão emitindo multas. No entanto, a expectativa é de que estejam plenamente operacionais em breve.

“A empresa já começou a retirar os antigos equipamentos e deve concluir essa operação nesta semana”, completa o diretor da DTT.

 

Edson Padoin – Tribuna de Notícias

Foto: Nilton Alves

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis