Novos hábitos para economizar energia

Após a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em aplicar um aumento de 22,47% na conta de energia para residências no Estado nesta terça-feira, o consumidor deve ficar atento e adotar novos hábitos para reduzir a conta de luz. O aumento médio será de 22,62% e começa a valer a partir desta quinta-feira, dia 7.

Atitudes como desligar a luz antes de sair do local, usar lâmpadas fluorescentes, tirar aparelhos da tomada ao ficar longe de casa e comprar eletrodomésticos e eletroeletrônicos com o selo Procel, que indica ao consumidor os produtos que apresentam os mais altos níveis de eficiência energética, são algumas dicas para reduzir as despesas domésticas com energia elétrica.


 

Segundo o professor e chefe de Departamento de Economia da Furb, Jamis Piazza, o aumento da energia elétrica vai afetar diretamente o consumidor na próxima fatura de luz, e indiretamente porque todos os produtos terão este acréscimo no preço final da mercadoria. Piazza ressalta que o aumento foi acima das expectativas e que nenhuma classe de produtos teve um reajuste tão alto neste ano.

“Apesar da mudança, ninguém vai ter aumento no salário. Por isso, o consumidor terá uma queda no poder aquisitivo. Além disso, é preciso ficar atento que haverá ainda aumento de inflação que poderá chegar a 6,9%. 

O professor orienta que os consumidores economizem principalmente no fim do ano por conta das altas temperaturas, já que o ar-condicionado é um dos principais vilões da conta de luz. 

“É importante também contratar um profissional para observar se a fiação da casa está adequada e trocar produtos por aqueles que têm menor consumo”, explica Piazza. 







Colaboração: Jornal de Santa Catarina

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis