Por Alexandra Cavaler
Implantado no dia 7 de maio deste ano, o novo sistema da Celesc, o Conect, vem gerando problemas e levando dúvidas aos consumidores da região. Uma das dificuldades encontradas pelos cidadãos é que o código de barra das faturas emitidas entre os dias 7 e 15 de maio não pode ser lido, ou seja, não há como pagar a fatura.
De acordo com um morador do bairro Maria Céu, a fatura foi entregue na data que geralmente chega a sua residência, como o valor médio gasto, mas ao chegar numa casa lotérica para pagar o documento, não pôde ser lido. “Depois deste problema detectado, fui à Celesc, entrei em contato pelos meios que eles me indicaram, mas ninguém, até a semana passada, soube me dizer se a nova fatura virá com dias a mais na cobrança, ou seja, com valor maior; se vou pagar juros e multas, ou corro o risco de ter a energia cortada por atraso. Essas são as preocupações que tenho, e que acredito que outros consumidores também pensem o mesmo”, explicou.
Em nota, Celesc orienta e esclarece a situação
Procurada pela redação do TN com os questionamentos dos consumidores, a Celesc enviou uma nota por meio da qual esclarece. “A Celesc está atualizando seu sistema comercial para proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes. Durante este processo, estamos enfrentando períodos de instabilidade e nossas equipes estão de prontidão, dedicadas em sua solução. Esclarecemos ainda que estamos cientes de que faturas emitidas entre os dias 7 e 15 de maio foram geradas com problemas no código de barras. Para esses casos, desde o dia 16 de maio estão gradualmente sendo emitidas e entregues novas faturas com código de barras corrigido e nova data de vencimento”, explicou a nota.
O documento ainda dá conta de que em virtude das oscilações na implantação do novo sistema comercial, clientes com problemas nas faturas emitidas no mês de maio não terão o fornecimento de energia cortado, nem cobrança de juros e multa pelo prazo de 60 dias. “A Companhia ressalta, também, que não foram nem serão realizadas novas leituras. Portanto, os valores das faturas mantêm-se os mesmos”.
Ainda, segundo as informações enviadas, a Celesc continua trabalhando para resolver todos os casos. Ela recomenda que os clientes enquadrados nestas situações evitem o atendimento presencial. “A Celesc sugere que os consumidores emitam a segunda via por WhatsApp (48) 99860-0067 e pelo Call Center – 0800 048 0120, que funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana. Reforçamos que o atendimento presencial deve ser procurado apenas em situações muito necessárias.
fonte: jornal Tribuna de Notícias