Acélio Casagrande assumiu o comando da Secretaria de Estado da Saúde na última semana e, nesses primeiros dias de atividade, incluindo uma viagem a Brasília nessa terça-feira, dia 23, ele elencou o apoio ao Hospital São Donato, de Içara, para que possa manter todos os seus serviços, como uma das suas prioridades.
“Vou ajudar muito o Hospital São Donato, inclusive defini isso em conjunto com o doutor Eduardo (Moreira, governador em exercício de Santa Catarina) e vou trabalhar muito em cima deste assunto. O São Donato vai ter uma atenção redobrada de nossa parte”, promete Casagrande.
A principal reivindicação por parte da instituição de Içara é a ativação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ideia é implantar dez leitos. “Já estive conversando com o Júlio (De Luca, gerente administrativo do HSD) e pedi para que ele me entregue o mais rápido possível um plano de implantação, um plano de operação da estrutura, do que necessita para a conclusão do espaço físico, de equipamentos e afins”, afirma o secretário.
A situação negativa que vem se repetindo no hospital é quanto aos atrasos nos pagamentos do Estado referentes à operacionalização da maternidade. De acordo com a direção da unidade hospitalar, já são sete meses de atrasos nos repasses. Conforme Casagrande, outro esforço será exatamente no sentido de evitar esses atrasos.
“Vou me empenhar ao máximo para que o pagamento de agora em diante aconteça em dia. Não pode atrasar. E quanto ao que está em atraso, a gente vai negociar para que possamos fazer um cronograma de pagamento que seja cumprido”, aponta.
Com um secretário do Sul de Santa Catarina, Júlio De Luca diz que a confiança é grande em bons resultados. “A ida do Acélio Casagrande para a secretaria estadual de Saúde acendeu novamente a chama da esperança. Com certeza temos uma grande expectativa com ele ocupando o cargo de secretário. Ele já vinha sempre auxiliando o hospital e nesses últimos dias a gente vem conversando bastante por telefone e ele tem se colocado à disposição”, afirma o gerente.