A perspectiva era de que a abertura da rua Altamiro Guimarães, na região central de Içara, dando acesso à avenida Procópio Lima, estivesse concluída no primeiro semestre deste ano, mas o prazo não pôde ser cumprido. De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano do município, Arnaldo Lodetti Junior, surgiram problemas durante a execução da obra, gerando o atraso.
“O local apresenta problemas na densidade do solo. O solo está ‘mole’. A umidade excessiva é devido ao local ser uma descida e possuir muitas vertentes (de água)”, justifica. Conforme o secretário, no momento o terreno passa por compactação, trabalho que deve ser concluído nos próximos dias. “Esta semana colocaremos mais areia e pedras para enxugar o solo. Acredito que em dez dias o solo já estará pronto”, estima.
Do preparo depende a colocação da capa asfáltica e os serviços complementares, para que então o novo acesso seja liberado ao tráfego. Com o sistema proposto, todos os motoristas que descerem pela rua Altamiro Guimarães terão condições de chegar à avenida Procópio Lima sem necessitar passar por outras ruas. Da mesma forma, quem está na Procópio Lima passará a ter condições de trafegar pela Altamiro Guimarães igualmente sem a necessidade de passar por outras vias da região central de Içara.
A expansão da Altamiro Guimarães teve início em 2017, mas os trabalhos tiveram que ser interrompidos em virtude da discussão sobre um terreno particular, pendência já superada. Após a abertura, houve a terraplanagem e o início da preparação do solo para receber o asfalto. Os recursos para a finalização dessa obra não fazem parte do pacote de revitalização do Centro de Içara, que prevê intervenções em vias e calçadas, melhorias em praças e troca da arborização, num investimento de R$ 2,5 milhões.
Especial Jornal Gazeta