sábado, 25 maio, 2024
Ultimas noticias

Novidade em saúde: Hospital Unimed Criciúma realiza primeiro transplante de córnea

Cirurgia ocorreu em paciente de 35 anos que apresentava grave infecção em uma das córneas

 

O Hospital Unimed Criciúma (HUC) realizou o seu primeiro transplante de córnea. Considerada um sucesso pela equipe multiprofissional da instituição, a cirurgia ocorreu na noite dessa quarta-feira (6), em uma paciente de 35 anos. Ela apresentava uma infecção grave no olho e foi necessário um transplante com urgência.

 

O procedimento cirúrgico durou cerca de 1h10min e, menos de 24 horas depois, ela já relatava melhora no quadro de dor. O processo de recuperação total deve levar em torno de seis a oito meses.

 

Credenciado a partir de novembro do ano passado junto ao Ministério da Saúde, o HUC está habilitado para realizar captações e transplantes de córnea – em 2024, foram duas captações até o momento e, agora, o primeiro transplante, o qual foi encaminhado pelo Banco de Olhos de Florianópolis. Além disso, o hospital também realiza transplante ósseo desde 2022.

 

Para que isso se tornasse possível, a instituição recebeu vistorias e passou pelo crivo da SC Transplantes e do Ministério da Saúde. Também foi criada uma Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), além da capacitação dos profissionais envolvidos – médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

 

“Esse trabalho envolve um momento delicado para as famílias, por isso necessita de sensibilização e uma abordagem acolhedora. Ao mesmo tempo, a conscientização sobre a importância da doação de órgãos é fundamental, pois estamos prestando mais um serviço de extrema relevância para a sociedade. Assim como tudo o que o HUC se compromete a fazer, buscamos realizar isso com qualidade, humanização e inovação para garantir a melhor experiência aos nossos pacientes e seus familiares”, afirma o diretor Técnico Hospitalar da Unimed Criciúma, Fábio de Barros Souza.

 

Colaboração: Comunicação Unimed Criciúma

Foto: Divulgação Unimed Criciúma

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis