Para combater a mortalidade infantil e prevenir a prematuridade em Criciúma, a Secretaria Municipal de Saúde lançou a campanha Novembro Roxo “Prematuridade não é destino. Juntos podemos mudar”. Durante o mês, as ações de conscientização serão intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Santo Agostinho Complexo de Saúde, localizado no distrito do Rio Maina, entre outros pontos da cidade. O objetivo é orientar a população sobre a importância do pré-natal e dos cuidados da mãe e do bebê durante o período pós-parto.
“A saúde das nossas crianças é uma prioridade constante. É inaceitável que vidas sejam interrompidas por falta de acompanhamento adequado. Por isso, as ações serão intensificadas em todas as unidades. A campanha Novembro Roxo é um alerta para orientar as famílias e prevenir a prematuridade. É nosso compromisso garantir que toda mãe e bebê tenham acesso aos cuidados que merecem”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Em 2024, o comitê de mortalidade materno-infantil de Criciúma registrou aumento da mortalidade infantil. Foram contabilizados 28 óbitos de crianças de zero a um ano de idade, cinco a mais que no ano anterior. O estudo mostrou que, em 71% dos casos, os recém-nascidos eram prematuros. Segundo o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas, a forma mais efetiva de combater a mortalidade infantil é intensificar o acompanhamento durante a gestação. O pré-natal realizado de maneira adequada permite identificar e tratar precocemente fatores de risco para o nascimento prematuro.
Constantemente, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações em toda a rede de Atenção Básica para diminuir os índices de mortalidade infantil, como a atuação do comitê municipal de mortalidade materno-infantil, que monitora os números na cidade, o acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde, com exames, consultas e cuidados com o recém-nascido, e os encontros do Grupo de Gestantes Permanente, intitulado “Nascer Bem Criciúma”, dedicado a mães e acompanhantes.
“A inclusão do Novembro Roxo no calendário de ações do município se deu devido ao aumento preocupante dos casos, mas as ações nas Unidades Básicas de Saúde sobre essa temática acontecem durante o ano inteiro, com o objetivo de dar visibilidade a esse problema silencioso. O comitê de mortalidade materno-infantil está engajado junto aos hospitais com UTIs neonatais para trabalhar a temática, principalmente durante esse mês”, destacou o secretário.
Grupo de gestantes de Criciúma
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Rede Cegonha Criciúma, Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), doulas e voluntários para gestantes e acompanhantes de Criciúma e região. Os encontros são dedicados às gestantes e seus acompanhantes, que realizam pré-natal no HMISC e na Rede de Atenção Básica, Especializada e Particular da região carbonífera.
Os aulões acontecem de forma gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. O foco é a prevenção, promoção da saúde da mulher e a qualidade no atendimento durante as vivências da maternidade, do pré-natal à fase de amamentação dos bebês.
Confira a programação da Campanha Novembro Roxo em Criciúma:
01/11 a 31/11, das 8h às 17h – Ações de educação/orientação nas UBSs.
09/11 (sábado), das 9h às 12h – Ação de orientação para a prevenção da prematuridade e cuidados com o recém-nascido na praça Nereu Ramos.
11/11 – Visita do Grupo de Gestantes Permanente ao Hospital Materno Infantil.
Colaboração: Decom PMC