Partidos e coligações têm até esta quarta-feira, dia 15, para solicitar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro da candidatura de políticos a cargos no Legislativo e Executivo para o pleito de outubro. No dia seguinte, inicia oficialmente a campanha, com a possibilidade de realização de comícios, carreatas e distribuição de panfletos.
A propaganda gratuita começa a ser veiculada no rádio e na TV a partir de 31 de agosto. São os preparativos para as eleições gerais de 2018, que serão realizadas nos dias 7 e 28 (em caso de segundo turno) de outubro, para a escolha de deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República.
Maior partido do Estado em número de filiados, o MDB homologou e já fez o pedido de registro da candidatura de Mauro Mariani, com Napoleão Bernardes (PSDB) de vice. Na aliança, vão para a disputa pelas duas vagas ao Senado Jorginho Mello (PR) e Paulo Bauer (PSDB).
Segundo maior partido do Estado entre os concorrentes ao governo, o PT confirmou sua chapa tendo Décio Lima como candidato a governador e Alcimar de Oliveira a vice. Para o Senado, vão concorrer Lédio Rosa de Andrade e Ideli Salvati.
Também foi consolidada uma chapa ao Executivo catarinense encabeçada pelo deputado Gelson Merísio (PSD, terceiro maior partido a apresentar candidato), tendo João Paulo Kleinübing (Democratas) de vice, enquanto as vagas para o Senado pela composição ficaram com os ex-governadores Esperidião Amin (Progressistas) e Raimundo Colombo (PSD).
A disputa terá ainda outros seis candidatos: Angelo Castro pelo PCO, Carlos Moisés da Silva pelo PSL, Ingrid Assis Leitemberg pelo PSTU, Jessé Pereira pelo Patriotas, Leonel Camasão pelo PSOL e Rogério Portanova pela Rede Sustentabilidade, em ordem alfabética.
Candidatos ao Governo do Estado:
Governo: Angelo Castro (PCO), funcionário público
Vice: Flávio Amaral (PCO), economista
Governo: Carlos Moisés da Silva (PSL), coronel bombeiro da reserva
Vice: Daniela Reinehr (PSL), advogada
Governo: Décio Lima (PT), deputado federal
Vice: Alcimar Oliveira, o Kiko (PT), ex-prefeito
Governo: Gelson Merisio (PSD), deputado estadual
Vice: João Paulo Kleinübing (DEM), deputado federal
Governo: Ingrid Assis Leitemberg (PSTU), professora
Vice: Ederson da Silva (PSTU), professor
Governo: Jessé Pereira (Patriotas), religioso
Vice: Danny Jumes (Patriotas), médico
Governo: Leonel Camasão (PSOL), jornalista
Vice: Carol Bellaguarda (PCB), professora
Governo: Mauro Mariani (MDB), deputado federal
Vice: Napoleão Bernardes (PSDB), ex-prefeito de Blumenau
Governo: Rogério Portanova (Rede), professor
Vice: Regina Santos (Rede), professora
Especial Jornal Gazeta