Uma proposição será encaminhada pelos vereadores a Prefeitura Municipal de Içara requerendo a realização de estudos para a implantação de novas linhas de ônibus nos bairros. A proposta foi definida em reunião com representantes da União das Associações Comunitárias de Içara (UACI), Associação dos Aposentados e Pensionistas do Município e a empresa Expresso Coletivo Içarense, na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 17.
“Na reunião solicitamos à empresa novas rotas para atender as comunidades, mas fomos informados que é de responsabilidade do município. O requerimento ao Executivo será para avaliação de cada região e sua viabilidade a fim de implantar novas linhas de ônibus”, comentou o requerente do encontro vereador Edson Freitas (MDB).
Freitas ainda destacou a importância do transporte coletivo. “Muitos locais do município não possuem o itinerário de ônibus, mesmo que as pessoas precisam desses serviços para se deslocar diariamente. Por isso é fundamental a solução desse problema”.
Em relação às rotas intermunicipais o encarregado operacional da Içarense, Tiago Medeiros, informou que são de responsabilidade do Estado. “Como é uma concessão, a empresa não tem o direito de criar novos trajetos ou horários. O traslado intermunicipal terá vários ajustes daqui três anos, conforme a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina-Aresc”.
Na ocasião, os parlamentares apresentaram as demandas dos bairros. “Alguns ajustes para melhorar os serviços foram indicados pelos vereadores e a empresa se comprometeu em realizá-los”, disse o presidente do legislativo, Itamar da Silva (PP). O encontro também contou com a presença do fiscal do Expresso Coletivo Içarense, Geraldo de Mello.
Colaboração: André Dal Pont – Câmara de Vereadores