Dentro de um período de no máximo cinco anos, os sistemas de ensino devem implantar em sua grade curricular aulas de artes visuais, dança, música e teatro. No caso das redes municipais de Içara, as novas disciplinas obrigatórias já são trabalhadas, entretanto, agora se inicia uma discussão para definir a ampliação dessas atividades a todos os alunos.
De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município, as quatro áreas determinadas por lei já fazem parte do currículo da rede municipal. “Há bastante tempo Içara vem trabalhando essas questões de artes visuais, música, dança e teatro. Tudo acontece dentro da disciplina de artes, que está na grade curricular”, comenta a coordenadora de Artes da secretaria, Lilian Philippi.
“Claro que não existe um professor para cada área, mas o professor da disciplina de artes trabalha com esses quatro conteúdos e é muito importante esse trabalho”, avalia. Lilian, entretanto, informa que a promulgação da lei fará com que um amplo debate seja realizado. “Não vamos deixar de discutir esse assunto dentro dos grupos voltados à educação. Para sabermos o que pode ser feito para melhorarmos”, ressalta.
A oferta das aulas passa a ser obrigatória tanto no ensino infantil quanto no fundamental e médio. A Lei de número 13.278/2016, sancionada pela presidente da República foi publicada no Diário Oficial da União na última semana.
Especial Jornal Gazeta