Está prevista para o dia 26 de agosto a chegada ao Porto de Imbituba do primeiro navio vindo da Ásia dentro da nova linha de longo curso. A partir desta data, serão realizadas escalas semanais, sempre com embarcações gigantes, transportando contêineres para atender aos maiores mercados do mundo. E essa nova operação deve ter reflexos na economia de todo o Sul do Estado, incluindo Içara com a implantação do terminal intermodal.
Projetado para receber cargas transportadas pelo modal rodoviário e levá-las até o porto pela via férrea, o terminal aguarda reação da economia. “A cidade de Içara será protagonista de parte desse processo em breve. Tudo porque o TIS planeja uma expansão com o intuito de replicar o mesmo modelo que já existe em Criciúma, mas em uma estrutura com maior capacidade e mais adequada para atender a demanda”, aponta o gerente geral do Terminal Intermodal Sul, Marcelo Siqueira.
O local eleito para abrigar as operações do terminal ferroviário é uma área de mais de 15 hectares na comunidade de Esperança. “O local é estratégico, próximo da BR-101, o que possibilita abrir outro leque de tipos de serviços. Hoje a operação é concentrada no eixo do porto de Imbituba, mas com essa nova localização contaríamos com armazéns gerais e poderíamos atender outras condições de demanda”, comemora Siqueira.
Atualmente, o TIS já opera a partir de Criciúma, auxiliando empresas da região a deslocarem suas cargas. Por ser o único terminal retro portuário de apoio ao Porto de Imbituba na região, comporta 75% da movimentação para essa área portuária e é considerado fundamental para o escoamento da produção do Sul catarinense e Norte e Noroeste gaúcho. “Essa nova linha da Ásia melhora a competitividade da indústria da região, oferece condições de custos e logísticas melhores e ainda mantém parte da arrecadação de tributos e geração de empregos no Estado”, observa Siqueira.
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