No Brasil, o documento começou a ser emitido nesta terça-feira (26) em alguns estados
Iniciou hoje, em alguns estados brasileiros, a emissão da nova carteira de identidade nacional, documento que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.
Em Santa Catarina, segundo o Perito Criminal e Diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal, Fernando Luiz de Souza, a carteira emitida atualmente já utiliza a numeração do CPF como número único. “A Carteira de Identidade emitida atualmente aqui no estado já possui QR Code para validar o documento. O serviço foi implantado em outubro/2019. Outra informação importante é que desde o final de 2021, o documento em questão já usa a numeração do CPF como número único, pois a Polícia Científica e a Receita Federal compartilham dados entre si através da tecnologia blockchain permitindo, inclusive, a atualização dos cadastros de forma automatizada”, explicou.
O Diretor revela que a nova carteira deve ser emitida neste ano para os catarinenses. “A emissão da nova Carteira Identidade em Santa Catarina ocorrerá ainda em 2022, tão logo finalizem os testes com as novas aplicações disponibilizadas pelo Governo Federal e sejam somadas ao fluxo já existente, garantindo que todo cidadão possa requerer o novo documento em qualquer unidade de atendimento da Polícia Científica ou prefeituras conveniadas, tendo cadastro atualizado junto à RFB ou não”, enfatizou Souza.
Alexandra Cavaler – Redação Içara News