O Natal traz consigo um significado importante para as religiões cristãs. Na Igreja Católica, o período é de reflexão, orações e cerimônias religiosas que celebram o nascimento de Jesus. E as paróquias de Içara e Balneário Rincão já estão prontas para receber os fiéis, com missas programadas para diferentes horários e comunidades.
A Paróquia São Donato terá cinco missas, divididas em três locais. No dia 24, serão realizadas duas celebrações às 19h30, uma na Igreja Matriz, no Centro de Içara, e outra no bairro Aurora. No dia 25, acontecem duas missas na parte da manhã, às 8h, na Matriz e na Igreja de Morro Bonito. Por fim, às 19h30, haverá a última missa em alusão à data, na Igreja Matriz. No Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, localizado na comunidade de Morro Bonito, ocorrerão missas na segunda e na terça-feira, às 18h e às 15h, respectivamente.
A Paróquia São Miguel Arcanjo, do bairro Vila Nova, na segunda-feira, às 20h, realizará a missa solene do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Igreja Matriz. Na terça-feira, inicia a programação às 8h, com Missa Solene do Natal do Senhor, também na Igreja Matriz. E encerra com celebrações litúrgicas do Natal do Senhor em todas as comunidades de abrangência, com início às 9h.
A Paróquia São Francisco de Assis, de Balneário Rincão, tem duas Missas de Natal programadas para o dia 24, uma na Igreja Sagrada Família, no Rincão Sul, às 20h, e outra na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Centro, às 21h. No dia seguinte, serão mais duas celebrações, na igreja Santo Antônio, em Barra Velha, às 9h30, e na Igreja de Nossa senhora Aparecida, no bairro Pedreiras, às 20h.
Preparação
“O Natal é como esperar uma visita. Limpamos a casa, ajeitamos os móveis, fazemos até biscoitos e comidas para receber, tudo para que a visita se sinta feliz, confortável. A mesma coisa devemos fazer para receber Cristo, preparar o coração”, diz o padre Antoninho Rossi, pároco da Paróquia São Donato.
Nesta época, segundo ele, os fiéis precisam entrar em um processo de purificação. Antes do Natal, a Igreja celebra o Advento, com os paramentos na cor roxa. “Nessas quatro semanas, estamos celebrando e nos preparando para receber o Menino Jesus. É muito importante preparar o nosso coração para recebê-lo, por isso precisamos perdoar as pessoas que nós magoaram, e deixar de lado essas mágoas”, aconselha o religioso.
Especial Jornal Gazeta