Cerca de 200 atletas integrantes das oficinas sociais do projeto Karatê de Inclusão de Içara participaram do 2º Festival de Karatê do Nações Shopping. O evento realizado no sábado, dia 20, na Praça de Alimentação, contou com equipe de arbitragem composta por 16 atletas da seleção brasileira e três da seleção catarinense. Destes, Sabrina Pereira, Carolaine Pereira e Gabriel Martinhago representarão o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê que acontece na Bolívia no mês de junho.
“O karatê é um esporte que tem ganhando muito respeito e crescido muito na região. Este evento no Nações Shopping é uma mostra de como o karatê promove a inclusão, a união das famílias e o desenvolvimento das crianças”, observa o técnico da seleção catarinense e coordenador do projeto Karatê de Inclusão de Içara, Everaldo Pereira.
Com apenas 12 anos, Manuela Francisco de Souza pretende continuar com os treinos e melhorar cada vez mais suas técnicas. A mãe e principal incentivadora, Juliana de Aguiar Francisco, acompanhou o Festival e aprovou a iniciativa. “Ela treina desde os 10 anos e teve grande crescimento nesse período. Ficou mais concentrada e mais disciplinada. O esporte é muito positivo na vida das crianças”, destaca Juliana.
Colaboração: Tatiani Longo/Primeira Via Comunicação