O Hospital São Donato, de Içara, iniciou nessa segunda-feira, dia 18, o mutirão de cirurgias de catarata, dando suporte a uma ação do Governo do Estado. A ideia é que, em apenas 13 dias, 412 pessoas sejam beneficiadas com a realização da consulta pré-operatória, o procedimento cirúrgico e a consulta pós-operatória.
Para alcançar o objetivo até 30 de dezembro, serão 38 cirurgias realizadas todos os dias, exceto no Natal, começando já nesta terça-feira, dia 19. A demanda do hospital é de 140 cirurgias deste tipo por mês. Ou seja, em apenas duas semanas, a equipe deve efetuar praticamente o triplo do que costuma realizar mensalmente.
Por conta disso, 40 profissionais estarão envolvidos, sendo dois oftalmologistas. Os médicos que lideram este trabalho são Igor Santana Hasegawa e Giovanella Marcon Dagostin.
“Esta é uma cirurgia com métodos bem avançados e que a gente consegue fazer em torno de 20 minutos cada uma delas. Por isso a gente acredita que com os trabalhos bastante intensificados será possível dar conta desta demanda”, exalta Giovanella.
Ainda segundo ela, haverá, inclusive, equipamentos sendo inaugurados durante este mutirão. “Toda a equipe está muito focada para que possamos fazer a vida dessas pessoas um pouco mais feliz, ainda mais em virtude da época do ano. Com certeza será um grande presente de Natal”, considera o diretor administrativo do hospital, Júlio De Luca.
Na divisão realizada por cidades, Criciúma é a que terá o maior número de beneficiados, com 215 cirurgias. Içara tem a segunda maior quantidade, com 79. Além desses, ainda haverá pacientes beneficiados de Cocal do Sul (25), Balneário Rincão (20), Urussanga (19), Lauro Müller (16), Nova Veneza (15), Morro da Fumaça (13), Orleans (9) e Forquilhinha (um).
Especial Jornal Gazeta