Está marcada para o dia 31 de janeiro, às 14 horas, a eleição da nova diretoria da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que deverá ocorrer por aclamação, no auditório da Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis, na capital. Apenas uma chapa foi inscrita para o pleito, mantendo o acordo de alternância entre partidos e regiões.
A nominata é encabeçada pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Na gestão 2018/2019, ele deve ter como primeira vice-presidente a prefeita de São Cristóvão do Sul, SisiBlind; o prefeito de Itapoá, Marlon Roberto Neuber, como segundo vice-presidente; o prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, como terceiro vice-presidente; o prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, como primeiro secretário e o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, como segundo secretário.
A Região Carbonífera será representada na nova diretoria pelo prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, um dos oito titulares do Conselho Fiscal, que terá ainda sete suplentes, todos prefeitos.
Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 associações de municípios de Santa Catarina, formam o Conselho Político da Fecam, pluripartidário e contemplando todas as regiões do Estado.
Colaboração: Ascom Fecam