O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, está bem próximo de deixar o PT, partido pelo qual foi eleito em 2012, e migrar para o PMDB, sigla que compõe a maioria dos cargos do primeiro escalão de sua administração. Mas, para isso, há questões a resolver, que foram apresentadas ao vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira.
“Um ponto que venho questionando o PMDB é quanto ao espaço que o PT terá dentro do partido com essa minha possível troca. Não quero sair do PT e deixar o meu grupo, as pessoas que sempre me apoiaram, na mão. Quero que seja algo bom para todos”, destaca Gastaldon.
Segundo ele, outra situação é quanto à garantia de candidatura à reeleição no pleito marcado para outubro. “Espero da resposta do vice-governador que o PMDB esteja comprometido para a minha candidatura. Quero ter certeza que serei candidato”, destaca. “Uma coisa é eu estar no PT e chegar no momento das definições e o PMDB dizer que não vai estar comigo. Outra situação bem diferente é eu ir para o PMDB e na última hora dizerem que não serei candidato. Não quero arriscar”, acrescenta.
De acordo com o prefeito, embora as condições para migrar ao PMDB já tenham sido apresentadas, ainda não houve uma decisão. “Quero que toda esta situação seja resolvida esta semana. Na semana passada, deixei um pouco de lado esse debate devido a várias situações da prefeitura, às quais tinha que me dedicar integralmente. Mas esta semana tenho que definir tudo”, declara.
Embora tenha sido eleito prefeito pelo PT, não faz muito tempo que Gastaldon está na atual sigla. Ele ingressou ao Partido dos Trabalhadores somente em 2011, quando deixou o PDT, partido pelo qual havia sido vereador por um mandato, eleito em 1996. Antes disso, em 1988, conseguiu vitória em candidatura a vereador, mas pelo PMDB, seu primeiro partido.
Especial Jornal Gazeta