domingo, 15 fevereiro, 2026
Ultimas noticias

Município registra má conservação de calçadas

“Sobe degrau, desce degrau”. Analisando uma frase assim, aparentemente há alguém subindo e descendo escadas. Mas não é. Longe disso. Essa é uma ação rotineira para quem anda pelas calçadas de Içara, seja na área central, seja nos bairros, principalmente naquelas ruas pavimentadas há mais tempo.

Há diferenças de nível entre uma calçada e outra, pavimentos quebrados, entre tantas outras situações que prejudicam o pedestre, como os passeios públicos tomados pelo mato. A falta de padronização nas calçadas é um problema antigo no município. Ele vem sendo corrigido com as novas pavimentações, que deixam todo o espaço padronizado. Mas em áreas pavimentadas há mais tempo, a falta de uniformidade continua trazendo riscos a quem trafega a pé. 

“Não é difícil tropicar e cair. O estado deplorável das calçadas prejudica o pedestre. Fico imaginando um cego ou um cadeirante, andando por essas calçadas. Em um momento que se fala tanto em acessibilidade, nós ainda estamos muito atrás”, reclama o morador Eduardo Batista. “Muitas vezes, se encontra mato, ou até barro. E por causa disso, temos que trafegar pela rua mesmo”, acompleta.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Arnaldo Lodetti Junior, as medidas estão sendo estudadas. “Hoje não contamos com projeto de padronização para as calçadas nos trechos já existentes. Neste momento estamos dando prioridade às discussões referentes ao trânsito, mas assim que alterarmos, passaremos a discutir os passeios públicos”, garante.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis