Pelos próximos dias, uma equipe de trabalho da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) estará realizando um levantamento das áreas de risco de Içara. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil Rosinei da Silveira, o trabalho é decorrente do projeto “Planejamento de Ações” da Defesa Civil de Santa Catarina.
“O Estado contrata o Serviço geológico do Brasil para elaborar o mapeamento de risco, inundação e deslocamento de terra e rochas nos municípios de Santa Catarina. Em Içara, o serviço geológico, junto da Defesa regional e municipal levantarão as áreas com maior risco de inundações e alagamentos. Hoje este é considerado o principal problema do município”, explica.
Após a conclusão dos trabalhos, a CPRM vai entregar ao Estado e ao município um mapeamento com todas as áreas de risco. “Juntando com o que já temos documentado, conseguiremos ter uma ferramenta de administração para focar os trabalhos de prevenção e melhorar o atendimento quando ocorrerem desastres. Além disso, o mapeamento contribuirá para a melhoria dos serviços de alerta/comunicação nas áreas que poderão ser atingidas no município, em caso de previsões de chuvas intensas na cidade”, enfatiza o coordenador da Defesa Civil de Içara, Nestor Brunel.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI