A frota da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara (GEIC) pode ser reforçada pelo município. A proposta, articulada pelo vereador Israel Rabelo, é de que o Executivo use parte das sobras financeiras da Câmara Municipal para aquisição de um veículo a ser destinado para a corporação.
“Tivemos uma reunião com o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina já no final de 2017 e naquela ocasião voltamos com a proposta de que ele iria enviar uma viatura e alguns equipamentos para a Polícia Militar de Içara. De lá para cá houve a troca de comando e nada do que foi prometido se efetivou”, argumenta Rabelo.
“O novo comandante não reafirmou a promessa. Mas disse que pelo menos uma viatura seria enviada. Já faz dois meses e essa viatura também não chegou. As viaturas estão muito deterioradas: têm quatro anos de uso e mais de 400 mil quilômetros rodados. Então, param muito mais tempo nas oficinas do que trabalhando. Isso prejudica o policiamento ostensivo. Esse quadro avança quando temos mais ocorrências no município e não estamos preparados para dar a condição mínima de trabalho para a Polícia Militar”, considera o legislador.
Ele entende que o efetivo se esforça ao máximo para atender a população, mas não está tendo o respaldo da Polícia Militar de Santa Catarina. Com a devolução das sobras da Câmara, a ideia é que pelo menos uma parte desses recursos seja usada pelo município para adquirir uma viatura.
Especial Jornal Gazeta