Falta pouco mais de um mês para o fim do ano e por isso os contribuintes ainda não têm a obrigação de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício, no entanto, já existe a definição sobre os prazos de pagamento e descontos que serão concedidos em 2019. A Administração Municipal de Içara também já bateu o martelo sobre o reajuste: o valor será corrigido apenas pelo índice de inflação do período.
A primeira parcela do IPTU, ou pagamento em cota única, vai vencer no dia 18 de janeiro. Também haverá a possibilidade de parcelar em até cinco vezes, dependendo do valor a pagar, com vencimentos em 15 de fevereiro, 15 de março, 19 de abril e 17 de maio.
Segundo o secretário da Fazenda, Eduardo Rocha, os carnês começam a ser emitidos em 2 de janeiro, primeiro dia útil do ano. “O fato gerador do IPTU ocorre após 31 de dezembro, como 1º de janeiro não é dia útil, será no dia seguinte. A partir desse momento poderão ser emitidos os boletos para pagamento na prefeitura, nos postos de saúde, como estamos fazendo todos os anos e será previamente divulgado. Também na internet, para quem desejar um acesso mais fácil”, informa.
Conforme o prefeito Murialdo Gastaldon, em relação ao desconto, deve ser aplicada a mesma regra do exercício anterior. “No IPTU que venceu em janeiro deste ano, as pessoas tiveram desconto de 5% na hipótese de pagar à vista e, se estivesse em dia com a Fazenda municipal, ganhava mais 5%. A ideia é manter isso”, indica. Para ele, o abatimento beneficia as duas partes. “Como a inflação está perto dos 5% também, é melhor receber à vista do que ficar recebendo parcelado, ao longo do ano”, entende.
“Se considerarmos que a inflação do ano deve fechar em 3,5, no máximo 4%, o contribuinte teria um ganho real de 6 a 7% no desconto, que é significativo nesse momento da economia. Para aqueles mais assíduos, que gostam de pagar em conta única, para não ficar atrasando depois, configura-se um bom desconto”, considera Rocha.
Especial Jornal Gazeta