Município busca ferramentas para conter sonegação

Sonegação de impostos não é uma ocorrência nova e Içara não fica fora deste problema nacional. Entretanto, a Administração Municipal vem trabalhando para que o prejuízo aos cofres do município seja reduzido. Uma das ferramentas foi a implantação do sistema de Nota Fiscal Eletrônica. E agora, começa a busca pelos sonegadores.

“É um sistema que estamos usando há quatro meses e ele já vem dando um resultado. Este novo sistema nos indica as ações fiscais que têm que ser feitas e estamos montando uma base de dados, o que nunca havia sido feito antes, verificando inclusive para saber quem sonega”, comenta o secretário de Finanças, Eduardo Rocha.

Quanto a valores, Rocha explica que ainda estão sendo analisados, da mesma forma como são estudados os meios para recuperar essas receitas. “Agora nós temos que ver a forma como vamos buscar esses valores sonegados para que possamos resgatar. Antes não tinha como saber, mas agora com o novo sistema temos esta possibilidade. Queremos pegar essas maquiagens em contas que eram feitas”, destaca.

A Administração Municipal busca formalizar um contrato com a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul) para fiscalizar as instituições financeiras, também na tentativa de resgatar impostos sonegados. “Esse nosso novo sistema somente coloca o que foi sonegado a partir da implantação dele. Ou seja, do mês de dezembro para cá. Mas se conseguirmos resgatar de anos anteriores, como proposto pela fundação, será positivo para o município”, entende.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis