“Muitos votos são pautados pelo benefício partidário e pessoal”

Considerada a grande revelação das eleições municipais de 2016 com 700 votos somados nas urnas e a terceira suplência da coligação, o jovem Higor Robetti Batista, de 26 anos, ocupa cadeira na Câmara de Vereadores de Içara há aproximadamente 11 meses. Durante este período pode acompanhar o que segundo ele o Legislativo tem de melhor e também de pior. Em entrevista exclusiva ao Portal Içara News ele faz estas e outras revelações.

Qual sua avaliação do período de interinidade na Câmara?

Durante estes 11 meses obtive muita experiência e consegui apresentar projetos importantes para cidade, dentre eles o que proíbe a participação de empresas que abandonam obras públicas e não cumprem contratos, em licitações. Também apresentei o projeto que garante vaga na creche para crianças cuja mãe foi vítima de violência doméstica. O projeto “Dezembro Vermelho” que incentiva ações de combate ao HIV, Aids e doenças sexualmente transmissíveis que em Içara cresceu muito. Participei da criação da sala do empreendedor, em parceria com a Prefeitura e o Sebrae. Também fui membro da comissão em Defesa da Mulher. Foi um período muito positivo. Pude levar à Câmara diversas demandas da população, estando sempre presente nas escolas e ativamente no dia a dia da cidade.

O que você observou de mais positivo e negativo no Legislativo?

O mais positivo foi ter oportunidade de colocar em prática as bandeiras que levantei em campanha com a “Geração do Bem”, incentivando o desenvolvimento econômico e sendo a representação da juventude na Câmara. Observei a união dos vereadores em muitas pautas importantes como o do Hospital São Donato e do Plano Diretor. O ponto negativo é que foi um período pré-eleitoral e quanto mais próximo da eleição, mais o lado político aflora e influencia no comportamento de alguns vereadores. Muitos votos são pautados pelo benefício partidário e pessoal visando a próxima eleição. Com isso, o interesse da população é deixado de lado.

Qual sua avaliação do Governo Municipal?

Acho um governo muito bom. Ele trouxe uma evolução grande em infraestrutura e no lado socioeconômico. Içara cresce 14% ao ano e já ultrapassou a economia de Araranguá e muito em breve vai superar Tubarão, se tornando a segunda maior economia do Sul do Estado. Contamos com uma educação muito bem avaliada e uma saúde de atenção básica boa. Este governo deixa um legado muito positivo. Tem um desgaste natural pelo tempo maior frente ao Executivo, o que deixa o povo mais crítico quanto a todas as ações, mas será um governo lembrando futuramente por boas realizações.

Qual a maior necessidade de Içara hoje?

Içara precisa aproveitar melhor a sua localização estratégica. Com o novo plano diretor terão novas áreas industriais e o próximo governo deverá buscar investidores, aproveitando este pico de desenvolvimento, gerando mais empregos e renda. O turismo é algo que deve ter uma atenção especial, afinal, Içara conta com o segundo maior Santuário de Santa Catarina. O turismo é uma indústria limpa. Uma cidade como São Martinho investe 5% em turismo e tem 18% de retorno. Uma cidade pequena que tem o Santuário Bem-Aventurada Albertina. Içara possui um potencial turístico naquela região de Morro Bonito, Segunda Linha, muito grande e deve aproveitar.

O MDB deverá lançar candidato a prefeito?

O trabalho dentro do MDB hoje é para lançar candidato. Contamos com nome do Sandro e do Arnaldo e não está descartada a apresentação de outros nomes. Pelas conversas internas e pela postura do partido eu não acredito que sejamos vice.

Quem é o agente público Higor Robetti?

Higor é um jovem sonhador que ama Içara, formado em Administração e pós-graduado em gestão pública. Sou apaixonado pelo serviço público, gosto muito de servir a população. Tenho um grande histórico na igreja católica com serviços que desempenho até hoje, pois eu amo servir a Deus e a população. Foi isso que me levou a vida pública. Para mim é uma honra ser vereador de Içara. Para resumir, o Higor é um cara que por amor a Içara e por servir a população quer sempre se dedicar a ser melhor como agente público.

Redação Içara News

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis