A palavra curinga nos remete a algo versátil e multifuncional. Uma ótima saída quando observamos um espaço e sentimos a falta de algo, porém, sem saber o que é. São essenciais na otimização de pequenos espaços, possuem dupla função e podem ser modificados constantemente sem necessidade de alteração na estrutura do ambiente.
Diferente do “pretinho básico” que usamos como curinga no dia a dia, na decoração pode-se dizer que temos o “branquinho básico”. O branco se adapta a qualquer espaço, combinando com o próprio branco e também com outras cores, pode ser utilizado no mobiliário, revestimento, peças decorativas e sempre quando faltar algo no seu ambiente e estiver com receio de errar, o branco é uma ótima dica!
Móveis com rodízios são uma mão na roda, podendo ser usados como mesa lateral, aparador e bar. Quem possui esses móveis, porém sem rodinhas, pode utilizá-los como decoração no hall de entrada e também como divisores de ambientes.
De acordo com a necessidade dos moradores e disponibilidade do espaço o uso de pufes e banquetas podem ser um bom complemente na decoração. Além de assentos extras, esse tipo de mobiliário pode servir de apoio para os pés e até como mesa para pequenos ambientes. Muitos deles possuem ainda a finalidade de guardar objetos. Como são pequenos, quando não usados, podem ficar embaixo de painéis ou mesas de centro por exemplo.
O espelho é um grande aliado dos pequenos ambientes e peça chave em toda decoração. Reflete a luz natural fazendo com que os espaços pareçam maiores. Geralmente são usados como revestimento de paredes inteiras ou envoltos por molduras. Eles podem caminhar do hall de entrada até os quartos que serão muito bem-vindos em todos os espaços.
Assim como os espelhos, nichos e prateleiras podem ser colocados em todos os ambientes da casa, trazem leveza e podem ser trocados de lugares com frequência.
O melhor dos móveis curingas é que eles não possuem um valor elevado, sendo perfeitos para a decoração e para o bolso de todos!