sábado, 12 julho, 2025
Ultimas noticias

Moradores fazem abaixo assinado para alterar nome de rua

Desde sempre, moradores da Rua Rio Grande do Norte, no bairro Raichaski em Içara, receberam correspondência remetidas à esse endereço, assim como pagavam o  Imposto Predial e Territorial Urbano de Içara (IPTU) também de acordo com o nome da rua. O que muitos não sabiam, no entanto, é que desde 2012, através de requerimento do então vereador Diego Vittorassi, a nomenclatura foi alterada passando a rua a se chamar Agenor Liberato.

Acontece que a população não ficou satisfeita e preparou um abaixo assinado para que fosse feita novamente a troca dos nomes. Na sessão da última segunda-feira na Câmara Municipal, o vereador Osmar Manoel dos Santos apresentou requerimento solicitando uma reunião para tratar o assunto. O encontro será realizado no próximo dia 20, às 18h, no Plenário do Legislativo.

“O projeto foi votado e aprovado pelos vereadores, mas a rua sequer teve a placa com o nome alterada. Então muitos moradores nem imaginavam que essa mudança havia sido feito. Quando muitas foram pagar o IPTU, relataram que não iam proceder porque não moravam naquela rua, já que sempre se chamou Rio Grande do Norte. E agora eles querem que a mudança seja feita mais uma vez. Por isso solicitei esse encontro para que os moradores daquela rua possam discutir o assunto”, explica Marzinho.

O ex-vereador Diego Vittorassi relata que na época, não existia Lei que impusesse limites para a alteração de nome de ruas, bastava apresentar requerimento e ser aprovado pelos vereadores. E, segundo ele, a solicitação foi feita pela própria família, já que Agenor Liberato morava na rua e havia falecido. “Ele trabalhou na Cooperaliança por muitos anos e o filho e família moravam naquela rua. Mas não foi feito nenhum encontro com os moradores para saber a opinião de todos. O que eu sugeri dessa vez é que o vereador Marzinho converse coma família para explicar que a mudança não foi bem aceita pelos demais”, declara.

Atualmente, para que a mudança seja feita, é preciso haver um consenso de pelo menos 80% dos moradores do entorno. “Eu mesmo criei esse projeto para que não haja justamente esse problema. Se é pra alterar, que seja aceito por todos os moradores. E essa determinação passou a valer depois da troca do nome da Praça Castelo Branco para João Goulart, em frente à Prefeitura de Içara”, apontou o vereador Marzinho.

Contra

O presidente da Associação de Moradores, Salvio Castagnetti, relata que não tinha conhecimento da alteração e diz não concordar com a mudança. “Sempre foi Rua Rio Grande do Norte. Se for para alterar, que seja para Luiz Castagnetti, meu pai, que faleceu há dois meses, morou por 60 anos no bairro e criou o Loteamento Castagnetti, de 25 hectares. Minha mãe mora lá até hoje, assim como meus irmãos. Ele é muito conhecido na comunidade e todos sabem de tudo o que ele fez. Então não concordo com essa mudança para Agenor Liberato, não tinha conhecimento e não apoio”, completa.

 

Especial Jornal Gazeta 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis