O município de Balneário Rincão passou a contar em 2013 com um exclusivo Código de Endereçamento Postal (CEP): 88.828-000. O mesmo aplicado para todo a cidade, ou seja, independentemente do bairro ou da rua. Para ficar completo, o procedimento também depende da alteração dos números dos imóveis, o que vem sendo feito pelos Correios em parceria com a administração municipal, mas o processo, iniciado no início de 2018, ainda causa transtornos para alguns moradores que não recebem correspondências.
De acordo com o soldador e montador Jaderson Teixeira Bento, morador de Balneário Rincão há dois anos, seu endereço chegou a ter três logradouros com números diferentes. “Faz mais de 15 dias que estamos buscando informações para saber ao certo nosso endereço. Depois dessas mudanças, ficamos sem receber qualquer tipo de correspondência, o que nos obrigou a acessar a internet para termos em mãos, principalmente, faturas”, relata.
Revisão
O engenheiro agrimensor da prefeitura, Anderson Douglas, responsável pelo serviço, comenta que a população foi comunicada amplamente. “Iniciamos o processo de alteração no início do ano de 2018. Para que a população tomasse conhecimento, utilizamos diversos meios de divulgação”, assinala.
“Assim, foram revisados todos os imóveis da base cadastral imobiliária, sendo colocada a numeração nos que não as possuíam e alterada nos que estavam com erro de numeração. Lotes e residências que não possuíam números foram numericamente identificados. Passaram por revisão todos os imóveis cadastrados, cerca de 20 mil unidades”, informa.
Informações no site da prefeitura
Segundo o engenheiro agrimensor Anderson Douglas, moradores e comerciantes que precisarem confirmar seus endereços podem buscar informações por meio do site da prefeitura , no botão “IPTU”, tendo em mãos o número do imóvel que consta no carnê do IPTU ou CPF do proprietário.
Mais mudanças nos Correios
A encarregada da AGC Rincão (extensão do correio de Içara), Andressa Machado, diz que a equipe está à disposição para orientar quanto às dúvidas que surgirem. Os documentos que não foram entregues por razão das modificações ficam por um mês no correio. “Mas isso vai mudar no próximo mês. Hoje, os carteiros ainda permitem que as correspondências fiquem por um mês. A partir de novembro, tudo será devolvido ao remetente”, alerta.
Especial Jornal Nosso Rincão