A empresa de biotecnologia estadunidense Moderna disse nesta terça-feira (19) que sua nova versão da vacina contra a Covid-19 está gerando uma resposta imune maior contra variantes recentes do coronavírus em comparação com o produto atualmente em uso, segundo dados preliminares.
A companhia disse em comunicado que a versão em estudo, chamada mRNA-1273.211, gerou uma resposta imune superior contra variantes Beta, Delta e Ômicron um mês após sua administração em uma dose de reforço de 50 microgramas.
A imunização oferecida por esta versão, testada em 300 pacientes em dose de reforço de 50 microgramas, continuou “durante seis meses após a administração contra as variantes Beta e Ômicron” e teve efeitos adversos semelhantes aos do produto aprovado que está atualmente em uso.
A empresa destacou que, de acordo com dados preliminares, esta nova versão, que combina o soro da vacina original com um específico contra a variante Beta, gerou uma resposta imune geralmente melhor do que a atual.
A Moderna, assim como outros fabricantes de vacinas contra a Covid-19, vem desenvolvendo soros que incluem mutações presentes nas novas variantes, mas, por enquanto, aposta em outro produto como candidato às doses de reforço que em breve oferecerá no hemisfério norte.
O candidato preferido da Moderna é o mRNA-1273.214, protótipo que está em fase avançada de estudo e combina o soro da vacina original com outro específico contra a variante Ômicron, cujos dados divulgará ao publicar seus resultados do segundo trimestre deste mês.
Fonte: Portal Terra