A Prefeitura de Içara, por meio do programa DST/HIV/Aids e hepatites virais, juntamente com a Pastoral da Aids, realizou na noite desta terça-feira, dia 1, uma missa em celebração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Neste ano, o momento reuniu os portadores da doença, bem como familiares e profissionais da saúde que auxiliam no tratamento.
A celebração realizada por padre Eloir Borges veio como alerta para cuidados e memória aos falecidos pela doença. “O trabalho social é fundamental e é importante neste processo, cuidar de quem cuida é imprescindível. Precisamos saber do nosso limite pessoal, para poder ajudar o diagnosticado com a doença”, frisou o padre.
Hoje no Brasil, o medicamento para os pacientes soro positivos é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o único pais que faz a distribuição gratuita. “O tratamento oferece qualidade de vida ao paciente, mas, ainda é notável o preconceito. O maior problema é o desamor, o maior trauma para quem sofre do problema é a indiferença, por isso, precisamos nos atentar”, enalteceu a coordenadora do programa DST/HIV/Aids e hepatites virais, Samira Abdenur.
O encontro ainda contou com a presença do vice-preito Sandro Giassi Serafin, da primeira dama Ceneli de Freitas Gastaldon e do secretário de Saúde Lauro Nogueira. A programação voltada ao tema segue na noite de hoje com uma confraternização sob o tema “Cuidar do Cuidador”. De acordo com Samira a reunião tem como objetivo fortalecer a rede envolvida com os pacientes, uma vez que não é apenas o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que oferece o atendimento.
Colaboração: Imprensa PMI