domingo, 26 maio, 2024
Ultimas noticias

Missa homenageia o Setor Carbonífero e os mineiros no Santuário, em Içara

Fotos: Lucas Colombo

 Solene Celebração Eucarística encantou os presentes e levou bençãos aos profissionais do setor que gera o desenvolvimento do Sul catarinense  

 

Com grande importância para o desenvolvimento do Sul catarinense, os mineiros e profissionais do Setor Carbonífero foram homenageados com uma missa especial no Santuário Sagrado Misericordioso Coração de Jesus, em Içara. A Solene Celebração Eucarística ocorreu na noite de sexta-feira (5) e contou com a participação de centenas de pessoas. A atividade faz parte da Festa da Misericórdia.

 

“A importância dessa celebração, em especial, é a unidade do setor. E, também, é o momento de uma missa festiva, que podemos rogar à Deus em agradecimentos e preces pela saúde e proteção de todos os nossos profissionais. Em especial, também, da perenização do nosso setor”, destaca a presidente do Siecesc-Carvão+, Astrid Barato.

 

Diversos mineiros e profissionais das seis carboníferas do Sul catarinense marcaram presença e fizeram uma entrada que emocionou os presentes. Com uma locomotiva puxando o caminho, os mineiros levaram a imagem de Santa Bárbara ao altar e entraram levando o banner de cada carbonífera e as bandeiras dos municípios em que atuam. Alunos da SATC e representantes da Ferrovia Tereza Cristina, também, participaram do ato.

 

A Banda Marcial da SATC, comandada pelo Maestro Pedro Apolinário, deu um show e recepcionou quem chegava. Um dos momentos mais emocionantes da missa foi a benção dos mineiros.  A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Ângelo Ademir Mezzari, concelebrada pelo reitor do Santuário, Pe. Antonio Vander. A liturgia ficou a cargo de Rafael Tibincoski Casagrande.

 

“Queríamos agradecer a vocês mineiros. Obrigado pelo trabalho de vocês, obrigado pela coragem de descer a terra e extraírem a riqueza que produz energia e muitas outas coisas. Agradeço aos proprietários de carboníferas que geram emprego, ajudam tantas pessoas a levar o sustento para as suas famílias. Sei, também, das lutas diárias de vocês e merecem todo nosso respeito, carinho e gratidão por tudo o que fazem”, disse o Pe. Antonio Vander durante a celebração.

 

O Setor Carbonífero é o responsável por gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos e possui uma movimentação econômica de mais de R$5 bilhões ano. Através do projeto “Carvão Amigo”, o setor auxilia mais de 15 entidades e projetos nos eixos Social, Esportivo e Educacional. O Setor realiza, também, diversas ações em prol da gestão ambiental e da saúde e segurança dos trabalhadores.

Colaboração: Comunicação Carvão+

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis