A Escola Tranquillo Pissetti, que faz parte da rede municipal de ensino de Içara, em parceria com o curso de licenciatura em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Criciúma, estão desenvolvendo um projeto para construção de composteiras orgânicas na escola.
A iniciativa “Compostando Ideias: a arte de cultivar e reutilizar” é coordenada pela bibliotecária, Indiara Tereza Alves, que é acadêmica do curso. Ele tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar ambientalmente os alunos da escola.
O grupo está participando do projeto no contraturno escolar. Uma vez por semana os estudantes serão os multiplicadores da ação na escola. “Já fizemos as mini composteiras, observando os aspectos físico-químicos envolvidos no processo de decomposição dos resíduos orgânicos. Agora o próximo passo é a construção de uma grande composteira no pátio da escola. Todos os passos do projeto contam com o acompanhamento das professoras do IFSC, Gizelia Antunes Pereira e Carmine Inês Acker”, lembra a coordenadora da ação, Indiara Tereza Alves.
A ideia é que da construção da horta escolar nasça uma horta comunitária. “Um espaço de aprendizado, conhecimento e partilha mútua. Ao final da parceria com o IFSC, os estudantes vão expor os resultados obtidos em uma feira de ciências. A ideia é que eles sejam multiplicadores de conhecimento, sensibilizando os demais colegas para também produzirem em suas residências uma composteira doméstica e horta orgânica”, reforça Indiara.
Colaboração: Decom / Prefeitura de Içara