A Secretaria de Educação de Balneário Rincão tomou algumas medidas para solucionar o problema de superlotação nos ônibus de transporte estudantil. Uma delas é a confecção de carteirinhas que serão estregues aos alunos a partir desta terça-feira, dia 27.
De acordo com o secretário de Educação, Adroaldo Faraco, as escolas estaduais não possuem transporte escolar e, por isso, o Estado contrata o transporte do município e paga por aluno transportado. “De outra forma, os municípios não conseguiriam arcar com as despesas para bancar o transporte das escolas estaduais”, destaca Faraco.
Segundo ele, o repasse é feito anualmente conforme a lista de alunos encaminhada pelas próprias escolas no início de cada ano e, assim, o setor de transportes planeja as rotas e os veículos que serão utilizados. Contudo o Estado definiu pela lei estadual 1069/17; que não pagará mais pelo transporte dos seus alunos, quando eles residirem a menos de três quilômetros da escola onde estudam.
“Dessa forma, compete a escola, informar aos seus alunos, que terão, ou não terão, o direito de usar o transporte, visto que a lista com os nomes dos alunos, já foi encaminhada ao Estado, que já repassou à secretaria de Educação de Balneário Rincão e, assim, o município apenas cumpre a determinação do Estado, uma vez que os alunos, e escolas em questão, não são municipais”, informa o secretário.
Colaboração: José Adílio Silveira/Imprensa PMBR