quinta-feira, 28 novembro, 2024
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Materno-Infantil Santa Catarina faz uma média de 5,9 mil atendimentos mensais

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, fez uma média de 5.997 atendimentos médicos mensais até o final do segundo quadrimestre do ano – um total de 47.982 ao longo dos oito primeiros meses do ano. Os números constam de levantamento feito pela unidade, que detectou ainda que 75% dos atendimentos são de pediatria e 25% de obstetrícia.

 

No pronto socorro infantil, 69,4% dos atendimentos do pronto socorro infantil foram classificados como pouco urgentes, 25,5% como urgentes, 4,8% não urgentes e 0,1% como de emergência. Os principais casos foram, pela ordem, de infecções agudas das vias aéreas, nasofaringite aguda, asma, náuseas e vômito e pneumonias.

 

Na área pediátrica, o hospital conta com 40 leitos de internação pediátrica, 20 leitos de UTI neonatal, 10 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 10 leitos na UTI pediátrica.

 

“Em 2022 eram 29 leitos de internação e também montamos mais sete leitos de UTI pediátrica. Proporcionalmente, o hospital é um dos que tem mais leitos de UTI no Estado”, compara o diretor-geral do Hmisc, César Augusto de Magalhães.

 

No centro obstétrico foram realizados 11.775 atendimento nos oito primeiros meses deste ano. Pela classificação de risco, 69% eram pouco urgentes, 16,2% não urgentes, 14,3% urgentes e 0,35% de emergência.

 

Na área obstétrica são 20 leitos de clinica cirúrgica e 25 leitos na maternidade. Hoje, no total, o hospital conta com 125 leitos. Com os novos investimentos programados pelo Estado, a expectativa é que o número de leitos chegue a 200 até 2027. O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo Instituto e Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com o governo do Estado de Santa Catarina.

 

Grande parte dos atendimentos gerais, quase 60%, é feito a moradores de Criciúma. “Mas, além de pacientes de municípios da Região Carbonífera, o hospital também recebe moradores do Norte gaúcho, da Serra catarinense e de outras regiões”, observa o diretor-geral.

 

De janeiro a agosto, a média da pesquisa de satisfação dos pacientes ficou em 95,88%, oscilando entre 94,39% a 97,51%, sempre acima da meta de 90%. Satisfação como a da Camille Bonassi, mamãe do Isaque, que foi levado às pressas ao hospital após sofrer uma queda e bater a cabeça. “Quero deixar aqui meu agradecimento a todos da equipe de plantão do dia 6 de outubro. Muito ágeis com todo o atendimento necessário, eu fui surpreendida pelo excelente atendimento realizado. Meu sincero agradecimento a toda a equipe de plantão, desde a portaria, guarda, equipe de enfermagem, médicos, enfim a todos”, escreveu a mamãe.

 

colaboração: Comunicação HMISC 

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