quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Setembro Amarelo: mitos e verdades sobre suicídio

Finalizando o mês de setembro, que reforça a campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, abordaremos alguns mitos e verdades sobre o tema.

MITO: “Quem quer se matar não avisa, faz!”

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV) 80% das pessoas que cometem suicídio pedem ajuda, de forma explicita ou não. Por isso, é mito a ideia de que “quem quer se matar não avisa”. Cada pessoa que tenta suicídio vai demonstrando de alguma forma que não está bem. Através de sinais muitas vezes sutis e em outros casos muito claros.

VERDADE: “O suicídio é prevenível”

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional. Uma das formas de prevenção é cuidar da saúde mental. Quando você não se sente bem com suas emoções, pensamentos e comportamentos e quando eles estão afetando sua vida profissional e pessoal, pode ser o momento de buscar uma ajuda profissional.

MITO: “Falar sobre suicídio pode estimular sua prática”

Um mito em relação a isso é que o falar sobre poderia incentivar a sua ação. Pelo contrário, a primeira medida preventiva é a educação: é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar os preconceitos e compartilhar informações ligadas ao tema. Falar sobre o assunto abertamente pode dar ao indivíduo outras opções ou mesmo o tempo suficiente para que ele repense sua decisão, dessa maneira prevenindo o suicídio.

VERDADE: “Identificar os sinais e oferecer apoio ajudam a prevenir o suicídio”

Identificar os sintomas e apoiar um familiar ou amigo é essencial. Os sinais podem ser por meio de falas como: “Eu não aguento mais”, “Eu quero sumir”, “Não sirvo para nada”, “Não quero mais dar trabalho”, “Eu não queria ter nascido”. Também através de comportamentos como: isolamento social, tristeza profunda, desesperança, ansiedade, irritabilidade, mudança de comportamento, apatia, sono desregular (muito sono ou pouco sono), sentimento de impotência e solidão.

Cuidar das emoções é fundamental para manter uma vida saudável. Não espere ser tarde demais para dar atenção a sua saúde mental.

 

MARIANA TRAMONTIN
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
Clique aqui e marque seu atendimento direto pelo WhatsApp
Confira outros conteúdos no Instagram
Atendimentos em Criciúma e Içara.

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis