terça-feira, 16 abril, 2024
Ultimas noticias

Imagem Corporal: O que você vê?

A Imagem Corporal é a representação mental que cada um tem do seu próprio corpo. É a combinação entre como vemos, pensamos e sentimos nosso corpo e também como acreditamos que os outros nos veem. Ou seja o que todos nós vimos no espelho não é apenas o que está refletido nele, não é apenas a imagem meramente objetiva e sim a imagem mental que temos do nosso corpo.

Como a Imagem Corporal se forma?

Ela é construída ao longo da vida através de três aspectos:

Perceptivo: o que vejo, toco e sinto.
Subjetivo: o que você escutou falar sobre o corpo dos outros ou sobre o seu desde a infância.
Comportamental: experiências, exposições e atividades ao longo da vida em que o seu corpo estava mais em foco ou em movimento.

Distorção da Imagem Corporal

A distorção da imagem corporal refere-se a uma visão irrealista de partes do seu corpo, onde as pessoas se veem diferente de como elas realmente são. Por exemplo quando você se enxerga com um peso muito maior do que vê na balança ou quando você se enxerga muito menor ou mais fraco do que as pessoas falam que você é!

Comportamentos evitativos 

Os comportamentos evitativos são maneiras de não ter o contato com seu próprio corpo ou que ele seja evidenciado para os outros. Esses comportamentos são prejudiciais e atrapalham para que se desenvolva uma boa imagem corporal de si.

Exemplo: evitar se ver no espelho, usar roupas mais justas (desde que ache bonito esse estilo), evitar ir a praia ou praticar exercícios físicos por conta da forma do seu corpo. Evitar exposição do corpo e ter contato físico com outras pessoas, etc.

Ainda que não seja tão confortável para você ter comportamentos menos evitativos, escolha apenas um que ainda faça para aos poucos ir tentando modificá-lo.

Apenas quando se tenta conectar com o corpo que se tem agora é que é possível desenvolver uma boa percepção sobre si, praticando a aceitação e compromisso consigo.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis