Home MARIA DE FATIMA PAVEI Páscoa é amor

Páscoa é amor

61


Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A Páscoa ou Pessach é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé, Páscoa é amor. (Albert Einstein) 2016, um momento triste no Brasil… Nas Igrejas as palavras bíblicas e ensinamentos… Os verdes e amarelos estão tristes nas roupas, nos rostos pintados e nas bandeiras… Homens sábios e fortes consolidam as forças… Nesta Páscoa vamos esquecer a dor, Deus é bom e nos acompanhará longe dos filhos ruins e sem amor. Vamos relembrar os momentos alegres que vivemos com nossos pais, mães, tias e avós!

Observando a Loja Lokanda em Içara, sentia-me tão alegre ao ver a beleza das árvores decoradas com ovos de páscoa pintados e diversos coelhinhos… Olhei e voltei ao passado, de quando decorava a minha casa, com a arte vinda das mãos de minha mãe. Nas portas coelhos coloridos e frases: “Páscoa é amor”, “Família feliz tem Jesus” e “Páscoa é ter Deus dentro de casa”. O amor nunca deixará de transformar e embelezar o ser humano. Os loucos políticos machucam os ricos e os pobres, corações choram.. Nesta Páscoa as pessoas se reunirão dentro das casas, rezarão e se presentearão. Mas em algum momento conversarão sobre a tristeza do Brasil.

Nesta Páscoa vamos pedir ao senhor Deus que mande embora os que fazem sofrer, e que abrace os que trazem a verdade, a luz… Amo-te meu Brasil… Amo-te como amiga vivendo uma triste realidade. Lembro-me dos antigos presidentes. Os humanos corações com mais verdade… Amor presente na saudade a cada instante.. Sem mistério… Amo-te meu Brasil sem ser diferente… "Ainda hoje somos homens e mulheres de passagem; somos filhos da Páscoa. Os mares existem; os cativeiros também. As ameaças são inúmeras. Mas haverá sempre uma esperança a nos dominar; um sentido oculto que não nos deixa parar; uma terra prometida que nos motiva dizer: Eu não vou desistir! E assim seguimos. Juntos. Mesmo que não estejamos na mira dos olhos. O importante é saber, que em algum lugar deste grande mar de ameaças, de alguma forma estamos em travessia." (Pe. Fábio de Melo).

Dona Luiza Pavei achava a palavra Páscoa, a coisa mais fina do mundo. Sentimento e emoção. No fogão de lenha torrava o amendoim com açúcar… Ovos pintados e decorados… Banho na velha bacia com água vinda do tacho, lavava-se com o sabão. Escondia o doce e dormia. Barulho na porta, as crianças sorrindo…A Páscoa! Quanta alegria!