Segue intensa a movimentação política às vésperas do fechamento da janela para troca de partido por quem tem cargo eletivo. Em Içara, além da possível migração do prefeito Murialdo Gastaldon do PT para o PMDB, mudança de sigla do peemedebista Márcio Toretti não está descartada. O presidente da Câmara de Vereadores vem analisando propostas de outros partidos, recebidas nas últimas semanas, e pode nos próximos dias desembarcar da atual sigla. Ele diz que a ideia principal é seguir na composição pela qual foi eleito em 2012, mas deixa aberta outras possibilidades.
“Estamos conversando com outros partidos, com representantes do PSDB, também com membros do PP. Mas não tem nada definido. Estou conversando com eles, porque me chamaram, demonstraram interesse que eu me filie a eles, mas por enquanto é somente conversa e vamos analisar quais são as situações”, coloca Toretti. Embora manifeste que seja difícil a sua saída do PMDB, ele não garante a permanência. “Garantir é algo bastante difícil, porque hoje eu tenho um grupo que me comanda, não sou mais eu, sozinho, é um grupo e tenho que pensar com eles”, argumenta.
Márcio Toretti foi o candidato a vereador mais bem votado nas últimas eleições. Na ocasião, ele conseguiu nas urnas 1.380 votos, 4,43% do total de sufrágios válidos. Ele trabalha para que seja candidato a vereador novamente, colocando-se como pré-candidato. Caso isso se confirme, o atual presidente do Poder Legislativo enfatiza que será a última vez que vai concorrer a vereador. “Já não era nem para ser candidato este ano, mas o pessoal (seu grupo de apoio) quer que eu vá, então vou acabar tentando a reeleição”, explica.
Toretti, entretanto, manifesta ter um sonho maior. Ele comenta que almeja ser candidato na Majoritária e, para este ano, mesmo garantindo a pré-candidatura à Câmara, buscará uma possível vaga a vice-prefeito em alguma das composições. Seja dentro do PMDB ou fora dele. “Tenho interesse e batalho para que eu possa ser candidato a vice-prefeito até já neste ano. O próprio Sandro Serafin sabe disso, eu quero ser vice, seja do Murialdo ou de outro candidato. O que eu quero é ganhar a eleição e ajudar a minha cidade”, defende. “E até por isso tenho recebido convite de outros partidos e estou pensando”, afirma o atual presidente do Legislativo.
Neste ano, em janeiro, Toretti chegou a assumir a Prefeitura interinamente, após pedido de afastamento de Gastaldon para férias, e do vice-prefeito, Sandro Serafin.
Especial Jornal Gazeta