Home MAIRA RABASSA Século XXI: Mulheres que correm com os lobos. E você, é uma...

Século XXI: Mulheres que correm com os lobos. E você, é uma delas?

314

Sensações de vazio, fadiga, medo, depressão, fragilidade, bloqueio e falta de criatividade são sintomas cada vez mais frequentes entre as mulheres modernas, assoberbadas com o acúmulo de funções na família e na vida profissional. Esse problema, no entanto, não é recente, acredita a psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés.

Ele veio junto com o desenvolvimento de uma cultura que transformou a mulher numa espécie de animal doméstico.
Através da interpretação de 19 lendas e histórias antigas, entre elas as de Barba-Azul, Patinho Feio, Sapatinhos Vermelhos e La Llorona, a autora identifica o arquétipo da Mulher Selvagem ou a essência da alma feminina, sua psique instintiva mais profunda. E propõe o resgate desse passado longínquo, como forma de atingir a verdadeira libertação.

Técnicas da psicologia junguiana e algumas formas de expressão artísticas ligadas ao corpo podem ajudar na tarefa, mas a compreensão da natureza dessa mulher selvagem, com todas as características de uma loba, é uma prática para ser exercida ao longo de toda a vida.

No livro, “Mulheres que correm com os lobos”, Clarissa Pinkola utiliza contos clássicos em suas versões originais para falar sobre a Mulher Selvagem, que é aquela que há na essência de toda mulher, mas que por inúmeras razões acaba ficando esquecida nos recônditos mais obscuros do nosso ser. É incrível o quanto as mulheres são capazes de se preocupar e cuidar de todos ao redor e muitas vezes acabam esquecendo-se de estarem atentas e cuidarem de si.

Assim, o livro nos permite entrarmos em contato com nós mesmas, com nossa alma, de uma forma muito bonita: nos ajudando a identificarmos em nós aspectos que precisamos trabalhar para fortalecer nosso lado feminino, nossa força inata que acabamos perdendo em meio a tantas situações pelas quais passamos ao longo da vida.

Com base em análises junguianas dos contos, mas com uma linguagem bastante simples, compreensível e agradável, Clarissa convida as leitoras a darem um mergulho profundo dentro de si mesmas, (re)descobrindo sua essência, seu eu mais verdadeiro, nos convidando à voltar para nosso lar original, nossa alma.

Livro: Do Quinto Andar

Outro livro que fala da essência de ser mulher nessa nova Era é o “Do Quinto Andar” da querida Deise Duarte. Não vamos ser spoiller. E por isso, se tiver curiosidade e gosta de uma leitura gostosa, quem sabe durante as férias, na praia, acesse o Instagram da autora de Criciuma (SC): @deiseduarte

Música: 30 anos Rock Laguna

No próximo dia 19 de janeiro, a partir das 18 horas, acontece a edição de 30 anos do Rock Laguna (SC). Desta vez, o evento conta com a atração internacional do Dire Strais. A banda britânica começa o show a partir das 21 horas. Outras atrações nacionais já foram confirmadas. Mais informações no: minhaentrada

Show: Roger Waters em Porto Alegre

Está confirmado o show de um dos maiores ícones do rock psicodélico para outubro de 2018. Roger Waters volta ao Brasil com mais uma turnê. E traz os grandes clássicos do Pink Floyd. O show será no dia 30 de outubro, a partir das 21 horas, no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre (RS). Ingressos e informações no site da Ticket For Fun.

Show: Foo Fighters em solo gaúcho

Outra banda que faz uma gira pelo Brasil é o Foo Fighters. O grupo fará show no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. O show com os gaúchos acontece no dia 4 de março, a partir das 19 horas, no Estádio Beira Rio.