O Maio Furta-cor, um mês dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna deve ser instituído e integrado o Calendário Oficial de Içara. O projeto de lei PL/17/2023, de autoria da vereadora Carla Vieira de Souza (MDB), foi aprovado em votação final nesta segunda-feira (17). Agora a matéria segue para sanção da prefeita municipal Dalvania Cardoso.
De acordo com o texto as ações poderão ser desenvolvidas através de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo impresso e digital, rodas de conversas, atividades em unidades de saúde e atendimento às mães, marchas, entre outras atividades, sendo essas todas gratuitas. Vereadora Carla de Souza explicou que a finalidade é conscientizar e sensibilizar a população para a causa, cujo mês escolhido, maio, é devido à celebração nacional do Dia das Mães e a cor em virtude da sua tonalidade que altera de acordo com a luz que recebe não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar.
“Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, apesar do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e infelizmente até suicídio entre as mães”.
A voluntária na campanha pela saúde mental materna, Juliana Fresse, utilizou a tribuna da Casa para destacar a proposta e reforçar a importância da política pública e campanha articulada, assim como buscar a viabilização para a qualificação dos profissionais de saúde.
“Para que obstetra ou pediatra nas suas consultas de rotina, também estejam atentos nessa questão, identificando os fatores de risco e já realizando os encaminhamentos e não agravando um caso que poderia ser solucionado na raiz”, completou Juliana.
Colaboração: Câmara de Vereadores de Içara/Comunicação