Dione Silva, apoiado pela FME de Içara, foi convidado a participar do Arnold South America e enfrentará um campeão do UFC
O lutador içarense Dione Silva está se preparando para o maior desafio de sua carreira no Parajiu-Jitsu. Deficiente visual, ele foi convidado a participar do Arnold South America, em São Paulo, o maior evento do esporte da América Latina. Lá, irá enfrentar Deiveson Figueiredo, estrela do UFC, no ‘Desafio da Deficiência’, no dia 15 de abril. No mesmo local, também buscará o título sul-americano de Parajiu-Jitsu.
Dione tem 38 anos e perdeu a visão em 2014. Em depressão, descobriu a modalidade em 2017, através de um projeto social no bairro Vila Nova. A partir de então, tudo mudou.
“O esporte faz parte da minha vida desde criança. Fui criado jogando futebol, disputando campeonatos amadores pela região. A perda da visão foi um baque muito grande, mas o Jiu-Jitsu me ajudou a superar”, conta. Um mês depois, ele já participou do primeiro torneio e ficou em terceiro lugar. Com um ano de treinamentos, evoluiu para a faixa azul e foi campeão catarinense absoluto em Florianópolis, enfrentando oponentes sem deficiência.
“Fui o primeiro deficiente a competir ali, então foi uma conquista muito grande. Somei títulos pelo estado e fiquei em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Parajiu-Jitsu, até que veio a pandemia”, recorda. Após a paralisação das competições, Dione se tornou faixa roxa, voltou a vencer o estadual em 2022 e conquistou o principal título da carreira até então: o Campeonato Brasileiro, no final do ano passado.
Em busca de patrocinadores
Agora, o içarense quer aproveitar ao máximo a oportunidade de ser visto por amantes da modalidade do mundo inteiro para atrair visibilidade. Apesar de receber o apoio da Prefeitura de Içara, através da Fundação Municipal de Esportes (FME), ele precisa de mais patrocinadores para alcançar voos maiores no esporte.
“O Deiveson Figueiredo é consagrado no mundo do MMA. Através dele as pessoas conhecerão o meu trabalho. O evento tem uma exposição muito grande, e eu espero tirar proveito disso. Mas sem esquecer de que a minha maior meta será o título do Sul-Americano”, destaca. Empresários interessados em apoiar o atleta podem entrar em contato pelo Instagram, no @dionevalquiria.
Inclusão social
De acordo com Pedro Paulo da Rosa, o Pepa, diretor técnico da FME de Içara, o esporte é um importante alicerce na inclusão social, sendo um transformador de vidas. “É uma luta onde todos saem vencedores. O exemplo do Dione deve servir de motivação para todos nós, para nunca desistirmos dos nossos sonhos”, afirma.
Colaboração: Prefeitura de Balneário Rincão